Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?

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Autor(es): dc.contributorTrojan, Rose Meri, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGregorio, Claudia Alessandra, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:01:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:01:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64519-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64519-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Políticas educacionais-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve como tema o modelo de avaliação da Educação Infantil de Curitiba, proposto e elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, que é realizado segundo o documento Parâmetros e Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (PIQ) e desenvolvido nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). O objetivo da pesquisa foi investigar se esta avaliação, intitulada como autoavaliação é de fato uma avaliação interna. Ou seja, o problema é saber como os Parâmetros Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (PIQ) se constituíram em uma política municipal de avaliação dos CMEIS, para entender se a avaliação do CMEIS da rede municipal de Curitiba pode ser caracterizada como avaliação institucional interna ou avaliação em larga escala. A discussão acerca dos conceitos sobre avaliação externa e interna baseou-se em Brandalise (2007), Freitas (2017, 2014) e Nunes (2014), entre outros, os quais proporcionaram fundamentos para análise empregada. A metodologia contou com uma fundamentação teórica; estudo do documento PIQ (à luz da teoria); uma análise do processo e dos resultados obtidos nas avaliações; e uma comparação das características das avaliações externas e internas com aquelas que são adotadas na avaliação do PIQ. Os resultados mostraram que as características apresentadas pelo documento e pelo processo de implementação e aplicação da avaliação em questão estabelecem uma estreita relação com as avaliações externas. O trabalho indicou a possibilidade de que os dados não sejam confiáveis, o que pode suscitar dúvidas sobre a efetividade desse modelo de avaliação. Palavras-chave: Políticas de Avaliação. Avaliação Interna e Externa. Avaliação Institucional da Educação Infantil. Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study had as theme the evaluation model of early-childhood education in Curitiba, proposed and elaborated by the Municipal Education Department, which is carried out according to the document Parameters and Indicators of Quality for Early Childhood Education (PIQ) and developed on the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI). The aim of the research was to investigate whether this evaluation, titled as self-assessment is in fact an internal evaluation. In other words, the problem is to know how Parameters Indicators of Quality for Early Childhood Education (PIQ) were constituted in a municipal evaluation policy of the CMEIS, to understand if the CMEIS' evaluation of the municipal network of Curitiba can be characterized as internal institutional evaluation or large-scale evaluation. The discussion about the concepts of external and internal evaluation was based on Brandalise (2007), Freitas (2017, 2014) and Nunes (2014), among others, which provided grounds for the analysis employed. The methodology had a theoretical basis; study of the PIQ document (in light of theory); an analysis of the process and the results obtained in the evaluations; and a characteristics comparison of the external and internal evaluations with those that are adopted in the PIQ evaluation. The results showed that the characteristics presented by the document and the process of implementation and application of the evaluation in question establish a close relationship with the external evaluations. The work indicated the possibility that the data may not be reliable, and it may raise doubts about the effectiveness of this evaluation model. Keywords: Evaluation Policies. Internal and External Evaluation. Institutional Evaluation of Early Childhood Education. Quality Parameters for Early Childhood Education.-
Formato: dc.format[186] p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleParâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?-
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