A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduíno-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMorello, Ana Carolina Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:57:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:57:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64401-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação de mestrado sistematiza e problematiza o sentido e a função do ensino de Filosofia no contexto das políticas públicas educacionais a partir da publicação da LDBEN 9394/96. Identifica e analisa quais são as principais contradições existentes entre as intencionalidades expressas nas fundamentações, justificativas e concepções dos documentos oficiais e as ações que as traduzem no âmbito das instâncias político-administrativa e escolar. O estudo é realizado a partir dos pressupostos do materialismo histórico-dialético de Marx apoiando-se também e, principalmente, nos seguintes autores: KOSIK (2010); HARVEY (2017); DUARTE (2011; 2012; 2013; 2016) e SAVIANI (2008; 2012; 2013; 2016). A pesquisa mostra que as concepções utilizadas como justificativa das reformas educacionais em prol de uma suposta qualidade, ocultam a essência das relações de manutenção do poder hegemônico da sociedade capitalista e suas formas de (con)formação. Reafirma a necessidade não só da manutenção da Filosofia no Ensino Médio como também de seu tratamento didático-pedagógico que a considere como uma disciplina que possui especificidade metodológica, estatuto disciplinar próprio, conteúdos socialmente referendados, podendo contribuir com o processo de humanização e emancipação dos indivíduos. Palavras-chave: Educação, Ensino de Filosofia, Currículo, Materialismo Histórico- Dialético.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The current study aims systematize and discuss the meaning and function of the Philosophy teaching in the context of public educational policies from the publication of the LDBEN 9394/96. It also identifies and analyzes which are the main contradictions between the intentions expressed in the reasons, justifications and conceptions of official documents and the resulting actions in the politicaladministrative and schools contexts. The study is developed in dialectical and historical materialism perspective of Marx, also considering, mainly, the following authors: KOSIK (2010); HARVEY (2017); DUARTE (2011; 2012; 2013; 2016) e SAVIANI (2008; 2012; 2013; 2016). The research shows that the concepts used as justification of educational reforms in favor of a so-called quality, conceal the essence of hegemonic society power in its capitalist relations and its forms of settle for it. It still reaffirms the need not only for the maintenance of Philosophy in high school as well as its didacticpedagogic treatment considering as a discipline that has methodological specificity, own bylaw status, contents socially approved, and may contribute to the process of humanization and emancipation of individuals Key-words: Education, Philosophy teaching, Curriculum, Dialectical and Historical Materialism.-
Formato: dc.format[114] p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Politicas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curriculos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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