Medo e ansiedade frente ao tratamento odontológico : uma proposta de ficha clínica para registro e acompanhamento de pacientes odontopediátricos

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Autor(es): dc.contributorMenezes, José Vitor Nogara Borges de, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Odontopediatria-
Autor(es): dc.creatorSoares, Evelyn Brauhardt, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:08:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:08:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64396-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64396-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Vitor Nogara Borges de Menezes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Odontopediatria-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Brasil tem uma das maiores taxas de transtorno de ansiedade do mundo, sendo considerada um problema de saúde pública. No ambiente odontológico, pacientes com altos níveis de ansiedade podem dificultar o atendimento clínico odontopediátrico e tornar a prática profissional mais estressante. Por isso, o conhecimento do paciente como um todo ajuda o Odontopediatra a identificar a técnica de manejo de comportamento mais adequada para o sucesso no atendimento, de acordo com o perfil da criança e de seus pais/responsáveis. Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma proposta de uma ficha de acompanhamento de comportamento e diagnóstico dos níveis de medo e ansiedade. A partir da revisão de literatura foram identificados os instrumentos mais utilizados para avaliar medo, ansiedade odontológica e dor. Sugere-se neste presente estudo apenas os instrumentos traduzidos para o idioma português do Brasil e validados. São eles: VPT(Venham Picture Test), DAS(Dental Anxiety Scale), DAQ(Dental Anxiety Question), FLACC(Faces, Legs, Activity, Cry, Consolability), FIS(Faces Image Scale) e Frankl. Pode-se concluir que a utilização destes instrumentos pode oferecer subsídios para a definição de técnicas de manejo adequado para cada perfil de paciente, tornando o atendimento mais tranquilo para o profissional e para a criança.-
Formato: dc.format26 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectMedo-
Palavras-chave: dc.subjectOdontopediatria-
Título: dc.titleMedo e ansiedade frente ao tratamento odontológico : uma proposta de ficha clínica para registro e acompanhamento de pacientes odontopediátricos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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