Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menezes, José Vitor Nogara Borges de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Odontopediatria | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Evelyn Brauhardt, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:08:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:08:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64396 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64396 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. José Vitor Nogara Borges de Menezes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Odontopediatria | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O Brasil tem uma das maiores taxas de transtorno de ansiedade do mundo, sendo considerada um problema de saúde pública. No ambiente odontológico, pacientes com altos níveis de ansiedade podem dificultar o atendimento clínico odontopediátrico e tornar a prática profissional mais estressante. Por isso, o conhecimento do paciente como um todo ajuda o Odontopediatra a identificar a técnica de manejo de comportamento mais adequada para o sucesso no atendimento, de acordo com o perfil da criança e de seus pais/responsáveis. Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma proposta de uma ficha de acompanhamento de comportamento e diagnóstico dos níveis de medo e ansiedade. A partir da revisão de literatura foram identificados os instrumentos mais utilizados para avaliar medo, ansiedade odontológica e dor. Sugere-se neste presente estudo apenas os instrumentos traduzidos para o idioma português do Brasil e validados. São eles: VPT(Venham Picture Test), DAS(Dental Anxiety Scale), DAQ(Dental Anxiety Question), FLACC(Faces, Legs, Activity, Cry, Consolability), FIS(Faces Image Scale) e Frankl. Pode-se concluir que a utilização destes instrumentos pode oferecer subsídios para a definição de técnicas de manejo adequado para cada perfil de paciente, tornando o atendimento mais tranquilo para o profissional e para a criança. | - |
Formato: dc.format | 26 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontopediatria | - |
Título: dc.title | Medo e ansiedade frente ao tratamento odontológico : uma proposta de ficha clínica para registro e acompanhamento de pacientes odontopediátricos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: