Produção e utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de metabolismo energético no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPiemonte, Mariana da Rocha, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jocelandia Sena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:09:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:09:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64381-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64381-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mariana da Rocha Piemonte-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Biologia em Rede Nacional-PROFBIO. Defesa : Curitiba, 29/06/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 56-61-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da produção e aplicação de um jogo de tabuleiro moderno sobre metabolismo energético com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Aldo Dallago, localizado na cidade de Ibaiti, PR. Considerando a importância da diversificação de metodologias para a contextualização dos conteúdos e a participação ativa dos educandos nos processos de ensino-aprendizagem, o objetivo principal deste estudo foi analisar a contribuição de um jogo didático na aprendizagem do conteúdo de metabolismo energético por alunos e alunas do ensino médio. A pesquisa utilizou as abordagens quali e quantitativa e foi realizada a partir da aplicação dos questionários pré-teste e pós-teste, antes e após a utilização do recurso didático em sala de aula. A análise qualitativa mostrou que o jogo produzido foi capaz de promover o questionamento, a troca de experiências, o levantamento de dúvidas e a participação proativa dos estudantes em relação ao conteúdo e em relação a seus pares. Quantitativamente foi possível observar que, a média de acertos nos questionários aplicados antes e após a utilização do jogo não foi significativa, uma vez que, a quantidade de acertos no pós-teste foi igual ou inferior ao do pré-teste. Ao analisar a opinião dos estudantes sobre a utilização do jogo didático em sala de aula, verificou-se que o jogo produzido foi capaz de motivar, contextualizar, aumentar o interesse e a compreensão desses estudantes em relação ao conteúdo abordado, indicando que o recurso produzido foi de grande importância no processo de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao metabolismo energético, uma vez que, possibilitou o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades como a atenção, a concentração, o levantamento de hipóteses e a socialização. Palavras-chave: metabolismo energético; ensino de Biologia; jogos didáticos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper presents the results obtained from the production and application of a modern board game about energy metabolism with students of the 1st year of High School of Aldo Dallago State College, located in the city of Ibaiti, PR. Considering the importance of the diversification of methodologies for the contextualization of contents and the active participation of learners in the teaching-learning processes, the main objective of this study was to analyze the contribution of a didactic game in the learning of the content of energy metabolism by students of the high school. The research used the qualitative and quantitative approaches and was carried out from the application of the pre-test and post-test questionnaires, before and after the use of the didactic resource in the classroom. The qualitative analysis showed that the game produced was able to promote the questioning, the exchange of experiences, the raising of doubts and the proactive participation of the students in relation to the content and in relation to their peers. Quantitatively it was observed that the average of correct answers in the questionnaires applied before and after the use of the game was not significant, since the number of correct answers in the post-test was equal to or less than the pre-test. When analyzing students opinions about the use of the didactic game in the classroom, it was verified that the game produced was able to motivate, contextualize, increase the interest and understanding of these students in relation to the content addressed, indicating that the resource produced was of great importance in the teaching and learning process of concepts related to energy metabolism, given that it allowed development and improvement of abilities such as attention, concentration, hypothesis survey and socialization. Keywords: energy metabolism; Biology teaching; didactic games.-
Formato: dc.format86 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMetabolismo energetico-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Título: dc.titleProdução e utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de metabolismo energético no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.