História local como um pressuposto epistemológico da didática da história : um estudo a partir da perspectiva da educação histórica

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Autor(es): dc.contributorUrban, Ana Claudia, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSukow, Nikita Mary, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:00:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:00:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64364-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Claudia Urban-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 194-210-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta investigação tem por objetivo entender como a História Local está presente no ensino de História no Brasil e quais concepções de aprendizagem norteiam tal presença. De cunho qualitativo, apoia-se no referencial de Lessard- Hebert, Goyette e Boutin (1990) acerca dos quatros pólos que compõe esse tipo de pesquisa. No pólo epistemológico, ancora-se no domínio teórico da Educação História, o qual se debruça sobre a aprendizagem histórica e defende uma cognição histórica situada na ciência de referência. Autores (as) como Lee (2001, 2006), Barca (2018), Schmidt e Urban (2016a, 2016b, 2018) orientaram as reflexões propostas. No polo teórico e morfológico, dialoga com a teoria da didática da história de Rüsen (2001, 2006, 2015) e em suas reflexões acerca da consciência histórica em sua relação com o processo de aprendizagem histórico. No pólo técnico utiliza a análise documental como forma de responder aos questionamentos principais. Entende-se essa forma de coleta de dados a partir de Cellard (2010) para quem a Análise Documental deve centrar-se em cinco pontos: na análise do contexto histórico de produção do documento, na identidade e nas motivações dos sujeitos que expressam-se no documento; na análise da natureza, da autenticidade e da confiabilidade do documento; na análise da estrutura lógica e dos conceitos principais e na análise do conteúdo do documento. Para a análise empreendida, adotou dois conjuntos de documentos: as produções acadêmicas que tiveram como objeto de estudo a relação entre a História Local e o ensino de História, obtidas a partir de bases de dados online, e propostas curriculares brasileiras oriundas de diferentes contextos. Compuseram o segundo grupo: o Guia Curricular para as disciplinas do Núcleo Comum do Estado de São Paulo (1975), O Projeto Estudos Sociais a partir da Longa Duração (1976), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997) e o Currículo para o Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano de Curitiba (2016). Buscou-se entender, nesses documentos, qual papel atribuem à História Local na aprendizagem histórica. Além da análise documental, também realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do próprio conceito de História Local na historiografia e no campo do ensino. Partiu-se das reflexões de Goubert (1988), Samuel (1980), Barros (2004,2005), Amado (1990), Silveira (1990), Cousinet (1955), Garcia e Schmidt (2008), Nidelcoff (1980), Schmidt e Cainelli (2009), Bittencourt (2004), Nikitiuk (2002), Gasparello (1997) e Manique e Proença (1990). Levou, ainda, em consideração as percepções de Rüsen (1997) acerca da relação entre análises históricas macro e micro. Essa análise possibilitou entender como a História Local foi compreendida ao longo da trajetória da História enquanto disciplina escolar no Brasil. Também, a partir de tal referencial teórico e dos dados empíricos recolhidos, trouxe elementos para pensar a História Local enquanto um pressuposto epistemológico da Didática da História pela sua capacidade de relacionar vida prática e ciência. Palavras-chave: História Local. Ensino de História. Estudos Sociais. Educação Histórica. Didática da História.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This investigation aimed to understand how the Local History appears in Brazil's history teaching and which conceptions of learning guide's it. With a qualitative approach, the investigation was based on the writings of Lessard-Hebert, Govette e Boutin (1990) about the four poles that composed this research. In the epistemological pole, it's anchored in the theoretical domain of Historical Education, which focuses on historical learning and advocate an historical cognition situated in the reference science. Authors as Lee (2001, 2006), Barca (2018), Schmidt and Urban (2016a, 2016b, 2018) guides the proposed reflexions. In the theoretical and morphological pole, the research dialogues with Rüsen's (2001, 2006, 2015) Didactic of History and in his reflexions about the historical consciences in its relationship with the process of historical learning. In the technical pole, the investigation uses the documentary analysis as a way of answers the main questions. This data collect was based on Cellard (2010), for whom the Documental Analysis must be centred in five point: in the analysis of the historical context of production of the document; in the identity and in the motivations of the subjects that expressed in the document; in the analysis of the nature, the authenticity and the reliability of the document; in the analysis of the logical structure and the main concepts and the analysis of the documentary content. Two sets of documents were adopted for this investigation: the academic productions that had as object the relation between the Local History and the teaching of History, obtained from online databases; and, Brazilians curricular proposals from different contexts. It was analysed the Curricular Guide for the disciplines from the Common Base of the State of São Paulo (1975), the Social Studies Project from the Long Duration (1976), the National Curricular Parameters (NCP, 1997), and the Curriculum for the Elementary School: 1st to 9th year of Curitiba (2016). It was aimed to understand, in those documents, what role they attribute to Local History in the historical learning. Besides the documentary analysis, it was also executed a bibliographical review about the very concept of Local History in the historiography and in the field of teaching. It started with the reflexions of Goubert (1988), Samuel (1980), Barros (2004, 2005), Amado (1990), Silveira (1990), Cousinet (1955), Garcia and Schmidt (2008), Nidelcoff (1980) and Manique and Proença (1990). It was also considered Rüsen's (1997) reflexions about the relation between micro and macro historical analysis. This analysis permitted to understand how the Local History was being understood along the History trajectory as a school discipline in Brazil. Also, from such theoretical framework and empirical data gathered, brought elements to think Local History while an epistemological assumption from the Didactic of History for its capacity to relate practical life and science. Keywords: Local History. Teaching of History. Social Studies. Historical Education. Didactic of History.-
Descrição: dc.descriptionResumen: Esa investigación tuvo por intención entender cómo la Historia Local se presenta en la enseñanza de la Historia en Brasil. También, se buscó comprender cuáles son las concepciones de aprendizaje que guían esa presencia. Metodológicamente, se apoyó en la referencia de Lessard Hebert, Goyette y Boutin (1990) acerca de los cuatro polos que componen las investigaciones cualitativas. En el polo epistemológico, ancorase en el dominio teórico de la Educación Histórica por lo cual los investigadores se detienen sobre el proceso de aprendizaje histórico y defienden una cognición basada en la ciencia de referencia. Autores(as) tales como Lee (2001, 2006), Barca (2018), Schmidt y Urban (2016a, 2016b, 2018) guiaron las discusiones. En los polos morfológico y teórico, dialogó con la teoría de la Didáctica de la Historia de Rüsen (2001, 2006, 2015) y con sus reflexiones sobre la consciencia histórica en la relación con el proceso de aprendizaje histórico. En el polo técnico, adoptó el análisis documental. Se entendió esa manera de recolección de datos según Celard (2010), para quien el análisis documental debe centrarse en cinco puntos: el análisis del proceso histórico de construcción de los documentos, en la identidad y en las motivaciones de los sujetos que se expresan en el documento, en el análisis de la naturaleza, de la autenticidad y de la confiabilidad del documento, en el análisis de la estructura lógica y de los conceptos principales y, por fin, en el análisis del contenido del documento. Se adoptaron dos conjuntos de documentos en el análisis: las producciones académicas que tuvieron como objeto de investigación la relación entre Historia Local y enseñanza de la Historia, disponibles en las bases de datos en línea, y propuestas curriculares brasileñas originarias de distintos contextos históricos. Se analizó la Guia curricular para las disciplinas del núcleo común del estado de São Paulo (1975), el Proyecto Estudios Sociales a partir de la Larga Duración (1976), Los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNs, 1997) y el Currículo para la enseñanza fundamental: 1º al 9º año de Curitiba (2016). Con eso, se buscó, entender cuál es el lugar que atribuyen a la Historia Local en el aprendizaje histórico. Además del análisis documental, se realizó una revisión de la bibliografía sobre el concepto de Historia Local en la historiografía y en el campo de investigación de la Educación. De esa manera, se utilizaron las reflexiones de Goubert (1988), Samuel (1980), Barros (2004, 2010), Amado (1990), Silveira (1990), Cousinet (1955), Garcia y Schmidt (2008), Nidelcoff (1980), Schmidt y Cainelli (2009), Bittencourt (2004), Nikitiuk (2002), Gasparello (1997) y Manique y Proença (1990). Se consideró la discusión de Rüsen (1997) sobre la relación micro y macro en los análisis históricos. Eso permitió entender como la Historia Local fue comprendida a lo largo de la trayectoria de la Historia como disciplina escolar en Brasil. Aún, la investigación trajo los elementos para pensar en la Historia Local como una presuposición epistemológica de la Didáctica de la Historia por su capacidad de relacionarse con la vida práctica y con la ciencia. Palabras clave: Historia Local. Enseñanza de la Historia. Estudios Sociales. Educación Histórica. Didáctica de la Historia.-
Formato: dc.format210 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistória local-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Didatica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleHistória local como um pressuposto epistemológico da didática da história : um estudo a partir da perspectiva da educação histórica-
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