
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Gedir de Oliveira, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Luciane de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64354 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64354 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 30/07/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A disciplina de Botânica para o Ensino Médio é vista pelos alunos como algo pouco interessante. Muitos consideram o assunto sem importância e complexo. Por esses motivos, acabam não se interessando e poucos se empenham em aprender o conteúdo. Outro motivo que gera desinteresse é a forma como as aulas são ministradas. Nesse contexto, os jogos vêm sendo utilizados para melhorar a fixação dos conteúdos de muitas disciplinas. O presente trabalho refere-se à construção de jogos didáticos para aplicação no Ensino Médio. Foram escolhidos quatro tipos de jogos: jogo de tabuleiro, bingo, jogo da memória e jogo de cartas. Todos os jogos trazem como tema os quatro grandes grupos de plantas e o que se espera com a aplicação dos mesmos sirvam como uma ferramenta de fixação de conteúdo. A intenção com a produção dos jogos é de que eles possam ser reproduzidos pelos professores para a utilização em suas salas de aula. Palavras-chave: instrumentalização, metodologia, melhoria no aprendizado, bingo, plantas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: High School Botany is seen by the students as an uninteresting discipline. Many consider the subject unimportant and complex and therefore do not show any interest in learning it. Another reason that makes it uninteresting is how classes are taught. In this context, the games have been used in many disciplines to help students in the process of learning. The present work refers to the elaboration of didactic games for High School students. Four types of games were chosen: board game, bingo, memory game and cards. All games are about the four major groups of plants. We expect that the games will help students memorize what they have learned. Moreover, the aim of this work is that teachers can reproduce these games in their classrooms. Keywords: instrumentalization, methodology, improvement in learning, bingo, plants | - |
| Formato: dc.format | [45] p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plantas | - |
| Título: dc.title | Uso de jogos didáticos no ensino de botânica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: