Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais

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Autor(es): dc.contributorFerraz, Marcos, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPrado, Vinícius, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:07:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:07:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64254-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dr. Marcos Alexandre dos Santos Ferraz-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/12/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 101-105-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação busca compreender como os funcionários de escola se constituem como um sujeito coletivo e se coloca na disputa política, interferindo nas decisões do Estado no que diz respeito às Políticas Educacionais. Parte-se da compreensão de que os funcionários de escola são fruto da ampliação e complexificação do espaço escolar, pois tais movimentos tanto massificaram a presença dos funcionários de escola como delimitaram uma maior especificidade a respeito de suas atividades. Assim, à luz dos conceitos de Política e Polícia (RANCIÈRE, 1996), em diálogo com os debates sobre classe e identidade (SADER, 1988 e THOMPSON, 1987) buscamos compreender o processo de construção da identidade dos funcionários de escola enquanto categoria, sua aproximação com os professores, se organizando enquanto ramo de atividade, e finalmente como a partir desta construção eles são reconhecidos como trabalhadores em educação e passam a influenciar o Estado na disputa pelas Políticas Educacionais. Neste percurso, utilizamos como fontes o Jornal "30 de Agosto", publicação oficial da APPSindicato, além da documentação do extinto SINTE-PR, sindicato que representava os funcionários de escola e veio a se fundir com a APP-Sindicato em 1997. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Funcionários de Escola. Sindicalismo. Sujeito Coletivo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation tries to understand how the school employees are constituted as a collective subject and places itself in the political dispute, interfering in the decisions of the State with respect to Educational Policies. It begins with the realization that school employees are the result of the expansion and complexity of the school space, since such movements have both massified the presence of school officials and delimited a greater specificity regarding their activities. Thus, the light of the Political and Police context (RANCIÈRE, 1996), dialogue with class and identity debates (SADER, 1988 and THOMPSON, 1987) sought to understand the process of constructing the iden- tity of school func- tionaries as a category, the teachers, organizing themselves as field of activity, and finally how from these construction they are recognized as workers in education and begin to influence the State in the dispute for Educational Policies. In this course, we will use as sources the "30 de Agosto" newspaper, official publication of APP-Sindicato, in addition to the documentation of SINTE-PR, a syndicate that represented school employees and merged with APP-Sindicato in 1997 Key-words: Educational Policies. School Employees. Syndicalism. Collective Subject.-
Formato: dc.format105 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectSindicalismo-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFuncionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais-
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