Análise de uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no munícipio de Paranaguá-PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGraziola Junior, Paulo Gaspar-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Bacharel em Informática e Cidadania-
Autor(es): dc.creatorPatricio, Kevin Cristian da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:00:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:00:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64224-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64224-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA inclusão digital se tornou um tema relevante por conta da globalização. Com toda a sua importância, merece uma atenção especial, pois além da tecnologia facilitar a vida da humanidade, ela está cada vez mais sendo exigida para o mundo de trabalho. A partir disso observa sesobre esse tema no presente Trabalho de Conclusão de Curso, pois a inclusão digital é uma das etapas essenciais para proporcionar a chamada inclusão social. Este estudo tem como objetivo geral propor, aplicar e analisar uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no município de Paranaguá -PR. São objetivos específicos: conhecer e contextualizar o projeto social; realizar um levantamento bibliográfico acerca da inclusão digital com jovens; e, analisar a formação de inclusão digital. O tipo de pesquisa adotado para a realização deste estudo foi a pesquisa descritiva, com caráter qualitativo. Foi utilizada como fonte de dados primários uma entrevista semiestruturada realizada com jovens da faixa etária de 12 a 17 anos, ex-alunos do curso de informática básica do projeto social do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Como dados secundários foram utilizados artigos científicos e bibliografias sobre a temáticaabordada, além de sites com informações do município deParanaguá. A análise dos dados desenvolveu-se por meio da análise das entrevistas, para obter-se as informações necessárias.Percebe-se que com essa pesquisa a importância da inclusão digital com jovens que convivem com a falta de recursos financeiros para conseguir bons cursos, e para que os mesmos possuam futuramente uma melhor oportunidade no mundo dotrabalho; a falta de incentivo de políticas públicas em oferecer cursos de inclusão digital para que um maior número de jovens possa capacitar-sede formagratuita, bem como a falta de incentivo para a capacitação digital de professores da rede pública, para que os mesmos estejam aptos a incluir digitalmente seus alunos.-
Formato: dc.format54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectInformática e cidadania - Litoral do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Informática e cidadania-
Título: dc.titleAnálise de uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no munícipio de Paranaguá-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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