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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Graziola Junior, Paulo Gaspar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Informática e Cidadania | - |
Autor(es): dc.creator | Patricio, Kevin Cristian da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:00:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:00:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64224 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64224 | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A inclusão digital se tornou um tema relevante por conta da globalização. Com toda a sua importância, merece uma atenção especial, pois além da tecnologia facilitar a vida da humanidade, ela está cada vez mais sendo exigida para o mundo de trabalho. A partir disso observa sesobre esse tema no presente Trabalho de Conclusão de Curso, pois a inclusão digital é uma das etapas essenciais para proporcionar a chamada inclusão social. Este estudo tem como objetivo geral propor, aplicar e analisar uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no município de Paranaguá -PR. São objetivos específicos: conhecer e contextualizar o projeto social; realizar um levantamento bibliográfico acerca da inclusão digital com jovens; e, analisar a formação de inclusão digital. O tipo de pesquisa adotado para a realização deste estudo foi a pesquisa descritiva, com caráter qualitativo. Foi utilizada como fonte de dados primários uma entrevista semiestruturada realizada com jovens da faixa etária de 12 a 17 anos, ex-alunos do curso de informática básica do projeto social do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Como dados secundários foram utilizados artigos científicos e bibliografias sobre a temáticaabordada, além de sites com informações do município deParanaguá. A análise dos dados desenvolveu-se por meio da análise das entrevistas, para obter-se as informações necessárias.Percebe-se que com essa pesquisa a importância da inclusão digital com jovens que convivem com a falta de recursos financeiros para conseguir bons cursos, e para que os mesmos possuam futuramente uma melhor oportunidade no mundo dotrabalho; a falta de incentivo de políticas públicas em oferecer cursos de inclusão digital para que um maior número de jovens possa capacitar-sede formagratuita, bem como a falta de incentivo para a capacitação digital de professores da rede pública, para que os mesmos estejam aptos a incluir digitalmente seus alunos. | - |
Formato: dc.format | 54 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática e cidadania - Litoral do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Informática e cidadania | - |
Título: dc.title | Análise de uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no munícipio de Paranaguá-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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