
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wildauer, Egon Walter, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Sérgio Luis de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:53:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:53:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64208 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64208 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Egon Walter Wildauer | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho aborda o tema da automatização de indicadores de desempenho sejam eles no formato de Balanced Scoredcard – BSC, ou Key Performance Indicador – KPI, através das novas tecnologias, em específico a da internet das coisas, conhecida na sigla IoT, do inglês Internet of Things. No contexto da nova fase da revolução industrial, chamada atualmente de indústria 4.0 para industriais de manufatura. Onde se observa que a falta de conhecimento e integração dos diferentes departamentos das empresas, acabam não aproveitando estas novas tecnologias. Para aplicar estas novas tecnologias da IoT, este trabalho focou como objetivo geral, na criação de processos e ferramentas que gerem indicadores de desempenho on-line, através do uso da tecnologia da internet das coisas. E, como objetivos específicos: mapear os indicadores dos departamentos pelas informações necessárias; identificar se a empresa possui equipamentos e sistemas que geram informações e dados dos processos e atividades; entender as dificuldades de integração dos equipamentos e dos sistemas da internet das coisas para gerar indicadores de desempenho em tempo real; perceber quais são as possibilidades de cruzar informações e dados para gerar indicadores de desempenho em tempo real. Foi utilizado a observação sistemática e participante, o uso de um fluxograma mapeando os processos necessários para que os objetivos fossem atingidos e aplicação de um plano de ação. Os resultados indicam que ha automatização destes indicadores de desempenho para a gestão da companhia foram relevantes para a tomada de decisão mais assertivas, proporcionando ações corretivas nos fluxos de processos de custeio, estocagens, envio de produtos para os clientes, ciclos operacionais e financeiros. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet das coisas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores | - |
| Título: dc.title | Automatização de indicadores de desempenho em tempo real utilizando a internet das coisas em indústrias de manufatura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: