Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar

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Autor(es): dc.contributorKashiwagi, Helena Midori, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorMeduna, Cliciane de Souza, 1975--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:08:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:08:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64179-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Helena Midori Kashiwagi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 27/06/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 116-120-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal do Campo Cipriano Librano Ramos, situada na Colônia Pereira, município de Paranaguá - PR. O objetivo dessa investigação foi promover ações de Educação Ambiental como ferramenta para os estudantes ressignificarem a identidade do lugar. O isolamento geográfico e a distância do centro urbano, são alguns dos fatores que levaram os moradores dessa Colônia à construção de relações espaciais com o lugar e a configuração de novos espaços de identidade. O aporte teórico fundamentou-se na Geografia Humanista, em sua vertente fenomenológica, para se compreender as relações de espaço e lugar, e, desvendar o mundo vivido de cada indivíduo. Buscou-se aproximações teóricas de Joseph Cornell com Yi-Fu Tuan para desenvolver a abordagem metodológica das vivências com a natureza de Cornell com o sentimento topofílico proposto por Tuan. Cornell propõe em seu método a aprendizagem sequencial que descreve as formas de se utilizar a natureza para o aprendizado das crianças e Tuan propõe a partir da experiência na natureza identificar os lugares topofílicos que remetem ao amor e a afetividade. Nesse contexto, utilizou-se como ferramenta para a coleta dos dados equipamentos eletrônicos (câmeras fotográficas e celulares) para os estudantes registrarem as imagens dos lugares por eles escolhidos com maior representatividade. Das inúmeras coletas foram selecionadas 28 imagens, as quais compuseram a base do produto resultante desta pesquisa "Jogo Educativo de Memória" denominado "Redescobrindo a Colônia Pereira". Espera-se com esse produto que outros professores do Ensino Fundamental I possam reproduzir e aplica-lo em suas práticas pedagógicas, considerando a Educação Ambiental como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar. Palavras-chave: Educação Ambiental, Colônia Pereira, Identidade do lugar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research was developed at the Municipal School of Campo Cipriano Librano Ramos, located in the Colony Pereira, municipality of Paranaguá - PR. The purpose of this research was to promote Environmental Education actions as a tool for students to re-signify the identity of the place. The geographic isolation and distance from the urban center are some of the factors that led the inhabitants of this colony to the construction of spatial relations with the place and the configuration of new spaces of identity. The theoretical contribution was based on the Humanist Geography, in its phenomenological aspect, to understand the relations of space and place, and to unveil the lived world of each individual. Joseph Cornell's theoretical approaches with Yi-Fu Tuan were sought to develop the methodological approach to Cornell's nature experiences with the topophilic sentiment proposed by Tuan. Cornell proposes in his method the sequential learning that describes the ways of using the nature for the learning of the children and Tuan proposes from the experience in the nature to identify the topofílicos places that they refer to the love and the affectivity. In this context, it was used as a tool for the collection of data electronic equipment (cameras and cell phones) for students to record the images of the places they chose with greater representativeness. Of the numerous collections, 28 images were selected, which composed the product base resulting from this research "Educational Memory Game" called "Rediscovering the Colony Pereira". This product is expected to be replicated by other elementary school teachers and applied in their pedagogical practices, considering Environmental Education as a tool to redefine the identity of the place. Key-words: Environmental Education, Colonia Pereira, Identity of the place-
Formato: dc.format137 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleEducação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar-
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