Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Farias, Luiz Rogério, 1952- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães Junior, Mauro Jorge Selman | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64175 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64175 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Luiz Rogério Farias | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : No Brasil e no mundo, a energia elétrica ocupa um papel de destaque no processo de definição das estratégias empresariais. Formas de redução com custos de energia têm sido objeto de estudos e atenção dos gestores empresariais devido ao seu potencial impacto sobre os preços dos produtos. A literatura contábil preconiza que a gestão dos custos operacionais busca identificar todos os gastos com a produção, realizando classificações, controles e planejamentos, para atuar como embasamento da tomada de decisão. Embora haja várias iniciativas de redução de custos com energia elétrica no Brasil e no mundo, há poucas explicações de como funciona o sistema como um todo, principalmente, de como funciona o mercado livre no caso brasileiro. Diante dessa lacuna, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa de diminuição de custos com energia, e consequentemente, os seus custos de produção. Demonstrou-se o passo a passo de como se tornar um agente CCEE e as diferenças de aquisição de energia no ambiente livre comparado com a aquisição no mercado cativo. Para explicação do mercado, utilizou-se informações dos cadernos de regras que regem o setor elétrico brasileiro e informações da Câmara de Comercialização de Energia. Os resultados revelam que, o consumidor se empoderou e obteve o direito de negociar preços, volumes e prazos, de acordo com a estratégia de seu negocio. Dessa maneira, ao evidenciar o papel ativo do consumidor no mercado, esse estudo soma-se à literatura que documenta os benefícios do mercado livre de energia no Brasil além da redução, previsibilidade e estabilidade dos custos com energia elétrica. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica - Custos | - |
Título: dc.title | Setor elétrico brasileiro : como realizar a adesão no mercado livre de energia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: