Thalia e Melpomene : Anna Renzi, o nascimento da Prima Donna

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScarinci, Silvana Ruffier, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorKayser, Márcia Eloiza, 1972--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64174-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Silvana Scarinci-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 24/04/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 172-180-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Leitura, Escuta e Interpretação-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação aborda o surgimento da prima donna na ópera italiana e teve como objetivo principal confirmar este lugar inaugural na figura da cantoraatriz, Anna Renzi. Para tanto, foram estudadas as óperas idealizadas por libretistas e compositores para a sua atuação, e as conexões com a situação econômica, e o cenário cultural e ideológico que regiam a Veneza do século XVII, com a presença marcante da Accademia degli Incogniti. Por fim, apresentamos uma breve análise texto-musical para explicar a capacidade extraordinária de Anna Renzi em personificar os seus vários papéis. Com este trabalho, buscamos permitir a outros executantes ou pesquisadores uma melhor compreensão e acesso aos elementos para a performance historicamente informada deste repertório. Palavras-chave: Anna Renzi; Prima Donna; Barroco; Ópera veneziana do século XVII.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation deals with the emergence of prima donna in Italian opera and aimed to confirm it in the figure of the singer-actress, Anna Renzi. Therefore, connections were established between the idealized operas by librettists and composers to her activity, the economic, cultural and ideological scenario governing the Venice of the seventeenth century, with the presence of the Accademia degli Incogniti. Finally, we presente a brief text-musical analysis to explain the extraordinary ability to Anna Renzi to impersonate her various and distinct roles. With this work we aim also to allow other performers or researchers to reach a better understanding and access to elements of the Historically Informed Performance of this repertoire. Key-words: Anna Renzi; Prima Donna; Baroque; Venetian opera of the seventeenth century.-
Formato: dc.format186 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOpera - Veneza (Italia) - Sec. XVII-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica barroca-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectRenzi, Anna-
Título: dc.titleThalia e Melpomene : Anna Renzi, o nascimento da Prima Donna-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.