Menores problemas, menones soluções : discursos e práticas em torno da infância marginalizada nas décadas finais do Império do Brasil (Curitiba, 1871-1889)

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Autor(es): dc.contributorLima, Carlos A. M. (Carlos Alberto Medeiros), 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorWeinhardt, Otávio Augusto Ganzert, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:01:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:01:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64135-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Medeiros Lima-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 22/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 142-156-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa busca acompanhar as discussões em torno da infância e juventude marginalizadas na cidade de Curitiba e seus entornos, no período compreendido entre os anos de 1871 e 1890. Como conjunto de fontes, utiliza relatórios administrativos, produzidos por presidentes de província, secretários, chefes de polícia, magistrados etc., jornais e ainda outras fontes acessórias, como obras acadêmicas e literárias do período. O principal objetivo é investigar como os discursos produzidos em torno da meninice desprivilegiada orientavam as práticas existentes e, em última análise, definiam o que era ser menor, marcando de forma negativa esses sujeitos. Esse estudo perpassa tanto espaços e instituições quanto personagens envolvidos. Como pano de fundo dessa discussão, está o processo de urbanização das cidades, a ampliação da estrutura governamental, com o crescimento e reorganização dos aparatos policiais e judiciais, o pensamento médico e jurídico, entre outras questões. Por esse motivo, os marcos teóricos levados em consideração abrangem variadas perspectivas: a história da infância e das famílias, das instituições, do direito e da criminalidade. Palavras-chave: Infância. Juventude. Menoridade. Marginalidade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research seeks to analyze the discussions around the marginalized childhood and youth in the city of Curitiba and its surroundings, between the years 1871 and 1890. The historical sources adopted include administrative reports, produced by provincial presidents, secretaries, chiefs of police, judges etc., newspapers and other additional sources, such as academic and literary works of the period. The main objective is to investigate how the discourses produced around the underprivileged childhood guided the practices in use and even defined their children as minors, putting a negative mark on them. This study crosses both spaces and institutions as well as the characters involved. The general context of this discussion is the process of urbanization of the cities, the expansion of the government structure, with the growth and reorganization of police and judicial devices, medical and legal thinking, among other issues. For this reason, the theoretical frameworks adopted try to cover various perspectives: the history of childhood and of families, the institutions, Law and crime. Keywords: Childhood. Youth. Minority. Marginality.-
Descrição: dc.descriptionRESÚMEN: Esta investigación busca seguir las discusiones en torno a la infancia y la juventud marginales en la ciudad de Curitiba y sus alrededores, entre los años 1871 y 1890. Como conjunto de fuentes, utiliza informes administrativos, producidos por presidentes provinciales, secretarios y jefes de policía, magistrados, etc., periódicos y otras fuentes auxiliares, como las obras académicas y literarias de la época. El objetivo principal es investigar cómo los discursos producidos alrededor de la infancia desfavorecida guiaron las prácticas existentes y, en última instancia, definieron qué era ser un menor, categoría que marcaba negativamente estos niños. Este estudio corre a través de espacios y instituciones, así como personajes involucrados. El trasfondo de esta discusión es el proceso de urbanización de las ciudades, la expansión de la estructura del gobierno, con el crecimiento y la reorganización de los aparatos policiales y judiciales, el pensamiento médico y legal, entre otros temas. Por esta razón, los marcos teóricos tomados en cuenta abarcan una variedad de perspectivas: la historia de la niñez y de las familias, las instituciones, la ley y el crimen. Palabras clave: Infancia. Juventud. Minoría de edad. Marginalidad.-
Formato: dc.format156 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInfância e juventude-
Palavras-chave: dc.subjectMarginalidade social - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCuritiba - História-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleMenores problemas, menones soluções : discursos e práticas em torno da infância marginalizada nas décadas finais do Império do Brasil (Curitiba, 1871-1889)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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