Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações

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Autor(es): dc.contributorDe Luca, Gabriel Gomes, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia-
Autor(es): dc.creatorKrzyzanovski, Angélica Soraya, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64128-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64128-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 25/06/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 160-169-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os comportamentos constituintes da atuação do Analista do Comportamento ao intervir sobre processos comportamentais em organizações. Para isso foram entrevistados 13 professores e ex-professores de Análise do Comportamento Aplicada às organizações. Após a transcrição das entrevistas, foram selecionadas frases que faziam referência a comportamentos ou componentes de comportamento. Os nomes de comportamentos foram avaliados e reescritos com base no grau de clareza, completude, concisão, forma e indicação de interação. Para propor os nomes de comportamentos a partir de componentes foi identificado os verbos associados ao tipo de variável que o componente se referia. A partir dos verbos e componentes, os nomes dos comportamentos foram propostos seguindo os mesmos critérios mencionados anteriormente. Os nomes de comportamentos foram distribuídos nas seis classes gerais de comportamento constituintes da atuação direta do Analista do Comportamento e identificados outras subclasses de comportamento mais abrangentes. Foram identificadas 3.406 classes de comportamento. Os 1701 comportamentos da classe "Caracterizar necessidades de intervenção" foram divididos em sete subclasses de comportamento: 1. Analisar o próprio comportamento; 2. Identificar formas de começar a atuar em organizações; 3. Planejar a caracterização de necessidades de intervenção; 4. Avaliar criticamente as demandas da organização; 5. Avaliar ambiente organizacional; 6. Caracterizar necessidades de intervenção em qualquer nível de atuação e 7. Analisar o diagnóstico organizacional realizado. Os 901 comportamentos da classe "Planejar intervenções" foram divididos em quatro subclasses: 1. Definir objetivos da intervenção; 2. Projetar a intervenção; 3. Avaliar planejamento da intervenção e 4. Apresentar o planejamento da intervenção à organização. Os 401 comportamentos da classe "Executar intervenções" foram divididos em quatro subclasses: 1. Apresentar comportamentos básicos constituintes de intervenções diretas e indiretas sobre processos comportamentais em organizações, que aumentam a probabilidade de eficiência e eficácia delas; 2. Intervir diretamente sobre o comportamento dos funcionários da organização; 3. Intervir diretamente no nível estratégico da organização e 4. Intervir indiretamente sobre o comportamento das pessoas. Os 221 comportamentos da classe "Avaliar intervenções" foram divididos em cinco subclasses: 1. Monitorar a intervenção; 2. Avaliar eficiência da intervenção; 3. Avaliar eficácia da intervenção; 4. Avaliar efetividade da intervenção e 5. Avaliar reação dos funcionários da organização com relação a intervenção do analista do comportamento. Os 129 comportamentos da classe "Aperfeiçoar intervenções" foram divididos em quatro subclasses: 1. Analisar funcionalmente os determinantes do não sucesso da intervenção; 2. Replanejar a intervenção; 3. Reexecutar a intervenção aperfeiçoada e 4. Reavaliar a intervenção após o aperfeiçoamento. E os 50 comportamentos da classe "Comunicar resultados da intervenção" foram divididos em três subclasses:1. Planejar a comunicação de resultados; 2. Comunicar resultados da intervenção para a organização e 3. Comunicar à comunidade científica as descobertas da intervenção. A identificação desses comportamentos possibilita desenvolver programas de ensino que desenvolvam os comportamentos necessários para a atuação e assim diminuam as defasagens de atuação e da formação do analista do comportamento ao atuar em organizações. Palavras-Chave: OBM, Análise do Comportamento Aplicada, comportamentos profissionais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this research was to identify the behaviors that constitute the Behavior Analyst performance when intervening on behavioral processes in organizations. For this, 13 teachers and former teachers of Organizational Behavior Management were interviewed. After transcribing the interviews, sentences were selected that referred to behaviors or behavior components. Behavior names were evaluated and rewritten based on the criteria of clarity, completeness, conciseness, form, and indication of interaction. To propose the names of behaviors from components, the verbs associated with the type of variable the component referred to were identified. From the verbs and components, the names of the behaviors were proposed following the same criteria mentioned above. Behavioral names were distributed across the six general behavioral classes of the Behavior Analyst's and other broader behavioral subclasses were identified. 3,406 behavior classes were identified. The 1701 behaviors of the "Characterize intervention needs" class were divided into seven behavior subclasses: 1. Analyze their own behavior; 2. Identify ways to start working in organizations; 3. Plan the characterization of intervention needs; 4. Critically evaluate the demands of the organization; 5. Evaluate organizational environment; 6. Characterize intervention needs and 7. Analyze the organizational diagnosis that was made. The 901 behaviors of the "Plan interventions" class were divided into four subclasses: 1. Define intervention objectives; 2. Design the intervention; 3. Evaluate intervention planning and 4. Present intervention planning to the organization. The 401 Behaviors of the "Execute Interventions" class were divided into four subclasses: 1. Introduce basic behaviors that constitute direct and indirect interventions on behavioral processes in organizations, which increase their probability of efficiency and effectiveness; 2. Intervene directly on the behavior of employees of the organization; 3. Intervene directly at the strategic level of the organization and 4. Indirectly intervene on people's behavior. The 221 behaviors of the "Evaluate interventions" class were divided into five subclasses: 1. Monitor the intervention; 2. Evaluate the efficiency of the intervention; 3. Evaluate the effectiveness of the intervention; 4. Evaluate the effectiveness of the intervention and 5. Evaluate the reaction of the organization's employees regarding the behavior analyst's intervention. The 129 behaviors of the "Improve Interventions" class were divided into four subclasses: 1. Functionally analyzing the determinants of non-success of the intervention; 2. Replan the intervention; 3. Re-execute the improved intervention and 4. Reevaluate the intervention. And the 50 behaviors of the "Report intervention results" class were divided into three subclasses: 1. Plan the communication of results; 2. Communicate results of the intervention to the organization and 3. Communicate to the scientific community the findings of the intervention. The identification of these behaviors makes it possible to develop teaching programs that develop the behaviors necessary for acting and thus reduce the lags in performance and the behavior analyst formation when working in organizations. Keywords: OBM, Applied Behavior Analysis, professional behavior.-
Formato: dc.format362 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Título: dc.titleClasses de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações-
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