Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Gedir de Oliveira, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rodrigo Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64080 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64080 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor Dr. Gedir de Oliveira Santos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/07/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 36-39 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A qualidade do ensino de ciências, no Brasil, vem apresentando índices preocupantes e uma das causas apontadas para explicar a baixa eficácia do sistema de ensino é o pouco uso de ferramentas metodológicas que visam à prática e acabam adotando métodos que não geram estímulos aos estudantes para que busquem seu aprimoramento no processo de ensino. Um dos principais métodos que apresentam resultados positivos é a aula de campo. Essa ferramenta, quando planejada de forma correta, permite aos estudantes a possibilidade de entrar em contato com o conteúdo teórico e assim contextualizar e compreender o objeto de estudo. Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de um roteiro para aula prática de botânica utilizando o morro do Canal, localizado no município de Piraquara, como área para estudo de campo. Ao longo da trilha que leva ao cume foram definidas cinco áreas para a observação com registro descritivo e fotográfico da vegetação além das condições do ambiente em que as plantas se encontram de modo a caracterizar as modificações na vegetação à medida que se encontra em altitudes diferentes. Como forma de avaliação da aula, serão aplicados questionários aos estudantes antes e após a realização da aula de campo. Palavras-chave: Metodologia de aprendizagem. Botânica. Roteiro. Aula de campo. Morro do Canal. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The quality of Science education, in Brazil, has been presenting worrying indexes and one of the causes pointed to explain the low efficacy of the educations system it's the little use of methodological tools which aim to practice and end up adopting methods that do not generate encouragement to students to seek their improvement in the teaching process. One of the main methods which have positive results que it's the field class. This tool, when planed correctly, allows students to the possibility of entering in contact whit theoretical content and so contextualizes and understand the object of study. This work has with the objective the development of a guide for practical botanical class using the Hill Channel, located in the municipality of Piraquara, as an area for field study. Along the trail leads to the summit five areas were defined for observation with descriptive and photographic of vegetation in addition to the environmental conditions in which the plants in order to characterize changes in vegetation as it is at different level. As a form of evaluation of the class, questionnaires will be applied to students before and after the field lesson. Palavras-chave: Learning methodology. Botanical. Guide. Field class. Channel hill. | - |
Formato: dc.format | 39 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botânica - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Título: dc.title | Elaboração de um roteiro para uma aula de campo na trilha do Morro do Canal, Piraquara, PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: