A problemática do resíduo sólido no município de Cerro Azul/PR como possibilidade de abordagem pedagógica no ensino de ciências nas escolas do campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndreoli, Vanessa Marion-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorSantos, Valdirene de Fatima dos, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64060-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64060-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Vanessa Marion Andreoli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO resíduo sólido urbano é um grave problema ambiental que afeta a qualidade de vida do ser humano. No presente artigo pretende-se refletir sobre essa questão no município de Cerro Azul/PR, onde o resíduo sólido (lixo) coletado pela prefeitura do município é descartado a céu aberto sem tratamento algum, com fácil acesso de catadores que correm grande risco de contaminação. A necessidade de prática educacional deve estar voltada para a compreensão da realidade social, coletiva e ambiental da sociedade e do poder público, portanto o presente trabalho buscou compreender a problemática do resíduo sólido no município de Cerro Azul/PR, identificando possibilidades de abordagem pedagógica no ensino de Ciências do Ensino Fundamental II das Escolas do Campo. Considerando que os livros didáticos são recursos usados em sala de aula como apoio aos professores para contribuir na formação dos estudantes, é fundamental que sejam analisados, com o olhar pedagógico da Educação do Campo. Dessa forma, realizou-se um mapeamento a fim de identificar como a questão dos resíduos sólidos (Lixo) é inserida e abordada nos livros didáticos, ou seja, buscando perceber em que sentido ela aparece como possibilidade de abordagem que venha a contribuir para pensar a questão ambiental. Foi possível verificar que há falta de conteúdos que poderiam ser mais aprofundados sobre questões relativas ao meio ambiente e principalmente ao resíduo sólido.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos-
Título: dc.titleA problemática do resíduo sólido no município de Cerro Azul/PR como possibilidade de abordagem pedagógica no ensino de ciências nas escolas do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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