Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mocellin, Ronei Clécio, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Autor(es): dc.creator | Kritski, Pedro Mateo Bàez, 1990- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64052 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64052 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ronei C. Mocellin | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profª. Dra. Veronica Bahr Calazans | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 23/01/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 241-245 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pode-se abordar a técnica na tese complementar (1958) de Gilbert Simondon tanto a partir do objeto técnico quanto a partir da origem do pensamento técnico. Na investigação que se segue desses dois pontos de partida, o autor parece indicar um referencial sistêmico composto por três elementos fundamentais: o homem, o objeto e o mundo. Tal referencial aparece, também, como constituinte em outros três domínios importantes na construção da tese defendida pela obra simondoniana, a saber, a técnica, a cultura e a ciência. No entanto, apesar da existência de uma separação nítida entre uma investigação que parte da ontologia dos seres técnicos de outra que parte das estruturas do pensamento humano, existem figuras técnicas - esquemas técnicos - comuns às duas estratégias de investigação. Assim, este estudo pretende esquadrinhar as possíveis consequências desta questão: dada a presença desses esquemas técnicos tanto nos objetos técnicos quanto no pensamento humano, qual é a sua função na articulação entre os domínios da ciência, da técnica e da cultura no Du mode d'existence des objets techniques? Podemos pensar uma estrutura que relacione esses três elementos a partir de sinais e de sistemas? Concluímos que possível entender a relação entre esses três domínios através da definição simondoniana de gênese, conceito que por sua vez contém uma imagem que congrega as ideias de sinal e de sistema. Palavras-chave: Simondon. Técnica. Cultura. Ciência. Gênese. Sistemas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: It's possible to approach the technique in the Gilbert's Simondon complementary thesis (1958) both from the technical object as well as from the rise of the technical thought. On the investigation that follows from that two starting points, the author seems to suggest a systemic referential composed for three fundamental elements: the man, the object and the world. Such referential appear, also, as constitutive in three other important fields in the construction of the thesis supported by the simondonian work, i.e, the technique, the culture and the science. Though, despite the existence of a clear separation between an investigation of the ontology of the technical beings from the investigation of the structures in the human thought, there are technical images- technical schemes - common for the two investigations strategies. Thus, this study intends to scour the reasonable consequences of this issue: given the presence of these technical schemes both in the technical objects and in the human thought, what is its function in the dynamics between the field of science, technic and culture into Du mode d'existence des objets techniques? Can we to think a structure that connects that three elements from signals and systems? We conclude that it is possible to understand the relation between these three domains through the simondonian definition of genesis, a concept that in turn contains an image that brings together ideas of sign and system. Keywords: Simondon. Technique. Culture. Science. Genesis. Systems. | - |
Formato: dc.format | 245 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simondon, Gilbert, 1924-1989 - Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnica - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Título: dc.title | Sinais e sistemas : ciência, técnica e cultura na tese complementar de Gilbert Simondon | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: