Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andreoli, Vanessa Marion | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | X | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T12:59:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T12:59:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64048 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Vanessa Marion Andreoli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este artigo trata de um projeto que surgiu a partir da necessidade que a Escola Municipal do Campo Barra do Teixeira e o Colégio Estadual do Campo Salto Grande do Turvo no Município de Doutor Ulysses, Paraná, se encontravam. Os professores do campo não estavam trabalhando de acordo com realidade, utilizavam livros que não representam a vida dos povos do campo e ficando restritos ao espaço da sala de aula. Além disso, observou-se que os alunos das escolas consumiam muitos alimentos industrializados, distanciando-se da cultura alimentar camponesa e prejudicando sua saúde. A partir desse cenário, o projeto relata a construção de uma horta no espaço escolar com a participação da comunidade escolar, a fim de abordar conteúdos a partir da realidade local, utilizando como metodologia a Pesquisa-ação. Foi construída coletivamente uma horta orgânica na qual os professores passaram a usá-la como recurso pedagógico para suas aulas, tornando-se mediadores entre a teoria e prática, proporcionando aulas mais dinâmicas, uma escola mais unida, promovendo respeito ao trabalho coletivo e incentivando toda comunidade escolar a ter uma melhor alimentação. | - |
Formato: dc.format | 19 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hortaliças - Cultivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A horta escolar como recurso didático na escola do campo : uma revisão bibliográfica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: