A horta escolar como recurso didático na escola do campo : uma revisão bibliográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndreoli, Vanessa Marion-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorX-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/64048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64048-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Vanessa Marion Andreoli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo trata de um projeto que surgiu a partir da necessidade que a Escola Municipal do Campo Barra do Teixeira e o Colégio Estadual do Campo Salto Grande do Turvo no Município de Doutor Ulysses, Paraná, se encontravam. Os professores do campo não estavam trabalhando de acordo com realidade, utilizavam livros que não representam a vida dos povos do campo e ficando restritos ao espaço da sala de aula. Além disso, observou-se que os alunos das escolas consumiam muitos alimentos industrializados, distanciando-se da cultura alimentar camponesa e prejudicando sua saúde. A partir desse cenário, o projeto relata a construção de uma horta no espaço escolar com a participação da comunidade escolar, a fim de abordar conteúdos a partir da realidade local, utilizando como metodologia a Pesquisa-ação. Foi construída coletivamente uma horta orgânica na qual os professores passaram a usá-la como recurso pedagógico para suas aulas, tornando-se mediadores entre a teoria e prática, proporcionando aulas mais dinâmicas, uma escola mais unida, promovendo respeito ao trabalho coletivo e incentivando toda comunidade escolar a ter uma melhor alimentação.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHortaliças - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA horta escolar como recurso didático na escola do campo : uma revisão bibliográfica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.