Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Scheffer, Jorge Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:04:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:04:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64038 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64038 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 26/08/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 273-277 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese teve como tema as diversas relações envolvidas entre a orquestra e o seu público no processo de emissão e recepção do capital artístico. Para o desenvolvimento da pesquisa foram investigados diversos concertos e ensaios realizados pela Camerata Antiqua de Curitiba em diferentes contextos entre as temporadas de 2016 e 2017. Entrevistas foram realizadas com membros do público e da orquestra - músicos, maestros, compositores e administração - e, igualmente, foi executada a aplicação de um questionário online com pessoas que assistiram alguns dos concertos realizados pela instituição. Autores como Bourdieu e Darbel (2007) foram selecionados para dar suporte na construção do conceito do capital artístico e, de posse dele, estabelecer as relações com as práticas culturais e as diferentes conexões dos indivíduos com o fazer musical - enunciados sustentados nesta tese por Elliott e Silverman (2015) e Small (1998). Em relação à metodologia, enquanto uma pesquisa de caráter qualitativa, esta tese enquadra-se em uma abordagem etnográfica como alternativa teóricometodológica, e que privilegiou a observação participante como estratégia de campo, sendo esta posição assumida a partir de autores como Garcia e Romanelli (2010) e Segger (2008). Todos os dados apurados foram transcritos, analisados e classificados de acordo com as categorias de análise desenvolvidas nesta pesquisa, bem como, os resultados apresentados e discutidos com o aporte teórico escolhido, essencialmente, os que tiveram maior aderência com o fenômeno estudado. Tratando-se de uma pesquisa realizada entre uma instituição e as diversas formas de interação com pessoas por meio da práxis musical - as quais, pela natureza da atividade, apresentaram diversificadas interfaces e possiblidades de configuração - esta tese procurou coletar e apresentar os principais indícios dos processos de organização e performance do fluxo do capital artístico entre a orquestra e o público. Apesar das interferências decorrentes de decisões institucionais ou pessoais, os inúmeros indicadores coletados e examinados nesta tese puderam sustentar as evidências que nos permitiram a constatação de canais por meio dos quais o capital artístico transitou entre os atores envolvidos durante o fazer musical nos concertos observados. Seguramente, podemos afirmar que os resultados nos revelaram a existência de vários caminhos para a compreensão do fenômeno. Todavia, as múltiplas evidências, oriundas dos diversos processos desenvolvidos na investigação, nos confirmaram o enorme potencial do fazer musical em um concerto ao vivo e que vai além, unicamente, das experiências estéticas vividas por músicos e público, podendo manifestar-se, igualmente, como um indispensável agente disseminador de conhecimento e promotor do desenvolvimento sociocultural. Palavras-chave: Camerata Antiqua de Curitiba. Capital artístico. Concerto. Orquestra. Público. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This thesis had as main theme the various relationships involved between the orchestra and its public in the process of emission and reception of the artistic capital. In order to develop this research, several concerts and rehearsals performed by Camerata Antiqua de Curitiba were investigated in different contexts between the 2016 and 2017 seasons. Interviews were conducted with audience members and orchestra - musicians, conductors, composers as well as members of the staff. In addition to it an online survey was applied with concert goers who attended some of the concerts performed by the orchestra. Authors such as Elliott & Silverman (2015), Bourdieu & Darbel (2007) and Small (1998) were selected to support the artistic capital concept and its relationships with the cultural practices and the different connections with the musical making. Regarding the methodology, as a qualitative research, this thesis fits into an ethnographic approach as a theoretical-methodological alternative, which focused on participant observation as a fieldwork strategy, being this position based on authors such as Garcia and Romanelli (2010) and Segger (2008). All data collected were transcribed, analyzed and classified according to the categories of analysis developed throughout the investigation. The results were then analysed in light of the theoretical framework, with special attention towards the findings which had adherence to the studied phenomenon. In the case of a research conducted between an institution and the various forms of interaction with people through musical praxis - which by the nature of the activity, present diversified interfaces and configuration - this thesis sought to collect and present the main indications of the processes of organization and performance of the artistic capital flow between the orchestra and its audience. Despite personal bias and conflict of interests that might have arisen, the countless indicators collected and examined in this thesis were enough to sustain the evidence that allowed us to observe the channels through which the artistic capital transited among the actors involved during the music making process in the concerts observed. Surely, we can affirm that the outcomes revealed to us the absence of only one way to understand the phenomenon. However, the multiple pieces of evidence, arising from the various processes developed during the investigation confirmed the enormous potential of the music making in a live performance, and that goes far beyond the aesthetic experiences lived by the orchestra and audience, that can also manifest itself as a fundamental element of knowledge dissemination and social-cultural development. Keywords: Camerata Antiqua de Curitiba. Artistic Capital. Concert. Orchestra. Audience. | - |
Formato: dc.format | 301 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orquestras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | O Amor pela música : sobre o fluxo do capital artístico entre a orquestra e o público | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: