Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Maria Regina Ferreira da, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Josiane de Cassia Brito, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:29:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:29:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64003 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Cristina Carta Cardoso de Medeiros | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Maria Regina Ferreira da Costa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/05/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 110-115 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo teve como finalidade problematizar a participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficas. Para tanto, foram recenseadas fontes bibliográficas nas bases de dados do Banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as revistas indexadas nas bases da SCIELO e Google Acadêmico. Foram selecionadas trinta e duas pesquisas, destas, nove foram escolhidas para posterior análise. Com a leitura minuciosa, cinco trabalhos não atenderam a temática da pesquisa referente à participação das meninas nas aulas de Educação Física do último ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desse modo foram analisados os trabalhos de Costa Júnior (2016), Andrade e Devide (2006), Aguiar (2014) e Souza Júnior (2003). A partir do exame e análise das fontes bibliográficas, foi possível identificar motivos que tornaram as meninas ATUANTES e INERTES. Dentre eles estão, a falta de habilidade das meninas em relação aos conteúdos das aulas, a exclusão por parte das próprias meninas e a falta de dedicação do professor em relação a aulas que contemplem também as meninas. Palavras-chave: Educação Física, Ensino Médio, Participação Feminina, Gênero. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present study aimed to problematize the participation of girls in physical education classes in the last year of Elementary and Secondary Education in public schools from bibliographic sources. For this purpose, bibliographic sources were registered in the databases of the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the journals indexed in the bases of SCIELO and Google Academic. Thirty-two studies were selected, of which nine were chosen for further analysis. With careful reading, five papers did not answer the research question regarding the participation of girls in Physical Education classes of the last year of elementary and high school. In this way the work of Costa Júnior (2016), Andrade and Devide (2006), Aguiar (2014) and Souza Júnior (2003) were analyzed. From the examination and analysis of the bibliographic sources, it was possible to identify reasons that made the girls ACTIVE and INACTIVE. Among them are the lack of ability of the girls in relation to the contents of the classes, the exclusion by the girls themselves and the lack of dedication of the teacher in relation to classes that also contemplate the girls. Key-words: Physical Education, Secondary Education, Women's Participation, Gender. | - |
Formato: dc.format | 115 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A participação das meninas nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental e médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: