
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Farias, Edison Luiz Prisco, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Flenik, Rosana Possebon Delgado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/64001 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/64001 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Édison Luiz Prisco de Farias | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO. Defesa : Curitiba, 29/06/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 44-46 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino em Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As novas ferramentas tecnológicas educacionais e de entretenimento pedagógico, resultam em práticas dinâmicas e significativas para o ensino de Biologia. A utilização desses recursos, aliados aos audiovisuais em específico o vídeo, promoveu o rompimento com processos educacionais pautados em uma linguagem unicamente verbal e escrita. Quando empregados de forma eficaz, os vídeos facilitam a compreensão de conteúdos teóricos considerados complexos ou abstratos pela maioria dos estudantes. Partindo desses pressupostos, esse trabalho tem como objetivo a produção de vídeos abordando conteúdos sobre Histologia, Anatomia e Fisiologia da Contração Muscular a fim de complementar as aulas expositivas e as possíveis lacunas ou erros conceituais presentes em diversos livros didáticos durante a transposição ou generalização desses conteúdos pelos autores. Participaram da pesquisa 72 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio, período matutino do Colégio Estadual Érico Veríssimo, no Município de Cambé, PR. Os estudantes, divididos igualmente em turmas denominadas A, em referência ao Grupo Audiovisual (G-AV) e B, Grupo Aula Tradicional (G-AT), receberam aplicação metodológica diferenciada. As aulas aplicadas na turma G-AV, foram ministradas com o auxílio de vídeos e as da turma G-AT, foram expositivas, utilizando somente o livro didático como material de apoio. As aulas, divididas em três sequências, foram avaliadas por meio de questionários individuais (quantitativo) e pela produção de vídeos (qualitativo), utilizando a técnica Stop Motion. A avaliação qualitativa ocorreu em dois momentos. O primeiro, referente ao planejamento e desenvolvimento do vídeo e o segundo, considerou a elaboração de um roteiro prévio, a aplicação de conceitos corretos e a produção final do vídeo pelos estudantes. Após obtenção e análise dos dados quanti e qualitativos, foi possível verificar nos estudantes da turma G-AV, um maior interesse, melhor compreensão dos processos fisiológicos e facilidade em relacionar o material audiovisual desenvolvido pelo educador com o tema Contração Muscular, enriquecendo a prática pedagógica docente. Palavras-chave: recurso audiovisual, contração muscular, ensino médio. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The new technological tools for educational and pedagogical entertainment result in dynamic and significant practices for the teaching of biology. The use of these resources, allied to the audiovisual in particular the video, promoted the break with educational processes based on a verbal and written language only. When employed effectively, videos make it easier for most students to understand theoretical content that is considered complex or abstract. Based on these assumptions, this work aims to produce videos addressing histology, anatomy and physiology of muscle contraction in order to complement the lectures and possible gaps or conceptual errors present in various textbooks during the transposition or generalization of these contents. by the authors. The study included 72 students, enrolled in the first year of high school, the morning period of the Érico Veríssimo State College, in the city of Cambé, PR. Students, also divided into groups named A, in reference to the Audiovisual Group (G-AV) and B, Traditional Classroom Group (G-AT), received different methodological application. The classes applied in the G-AV class were taught with the help of videos, and those in the G-AT class were expository, using only the textbook as support material. The classes, divided into three sequences, were assessed through individual questionnaires (quantitative) and video production (qualitative) using the Stop Motion technique. The qualitative evaluation took place in two moments. The first, referring to the planning and development of the video and the second, considered the elaboration of a previous script, the application of correct concepts and the final production of the video by the students. After obtaining and analyzing the quantitative and qualitative data, it was possible to verify in the students of the G-AV class, a greater interest, better understanding of the physiological processes and ease in relating the audiovisual material developed by the educator with the theme Muscle Contraction, enriching the pedagogical practice. teacher. Keywords: audiovisual resource, muscle contraction, high school. | - |
| Formato: dc.format | 63 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contração muscular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
| Título: dc.title | Aplicação de vídeo didático sobre contração muscular para o ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: