Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Silmara do Rocio dos, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:00:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:00:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63997 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Claudemira Vieira Gusmão Lopes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A história de vida é uma das melhores abordagens para se compreender o processo de socialização, entender o nascimento ou o declínio de um grupo ou sua estrutura organizacional. O objetivo geral deste artigo foi contar minha história de vida, ressaltando as questões educacionais e as dificuldades por mim encontradas para concluir a educação básica e cursar uma licenciatura. Os objetivos específicos foram perceber as conexões entre alguns fatos da minha história de vida com a formação de professores para as escolas do campo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi elaborada em três momentos: ponto de partida (nesse momento ocorreu a leitura bibliográfica sobre história de vida, história oral, construção da identidade docente e narrativas pedagógicas na pesquisa e no ensino). A fase de campo compreendeu a escrita do relato, estruturado da seguinte forma: Minha história de vida - Quem sou eu? Minha vida escolar; Minha vida como educadora da escola Tia Léa e Minha entrada na Licenciatura em Educação do Campo. Na fase de sistematização de dados, ocorreu a transformação do relato em artigo. Ao refletir sobre minha história de vida, tentando perceber a contribuição que poderia ser tirado para a formação de educadores, percebi que muitos dos problemas que vivenciei na minha infância estavam relacionados à falta de políticas públicas para as populações do campo. Constatei que muitas vezes os jovens oriundos de escolas do campo não só não conseguem entrar em um curso superior e quando entram, sentem muitas dificuldades para acompanhar o curso devido a muitos fatores. Na Licenciatura, aprendi muito a partir de abordagens emancipatórias, destaco os conteúdos relacionados à biotecnologia, fermentação, microrganismos (fungos e bactérias) e fotossíntese. Aprendi que o uso de estratégias simples como a construção de um terrário, por exemplo, podem promover o aprendizado de vários conteúdos, como o ciclo da água, a fotossíntese e de outros ciclos biogeoquímicos. Também ficou evidente a contribuição de uma saída de campo para o ensino da Física, Química e Biologia. Percebi que estratégias simples com materiais de baixo custo podem alavancar a aprendizagem das crianças que vivem no campo. | - |
Formato: dc.format | 23 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação de professores | - |
Título: dc.title | Conexões entre minha história de vida e a formação de educadores no curso de educação do campo – ciências da natureza : Cerro Azul - PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: