Relação entre infraestrutura rodoviária e desenvolvimento econômico : uma análise da duplicação da BR-381 em Minas Gerais

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Autor(es): dc.contributorPorsse, Alexandre Alves, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorBispo, Arthur Cassemiro, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:09:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:09:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63994-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Alexandre Alves Porsse-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho aborda a relação entre desenvolvimento econômico e infraestrutura de transporte rodoviária, utilizando-se do recorte da BR-381 pelo estado de Minas Gerais. Esta rodovia tem uma importância central para o fluxo de mercadoria, serviços e passageiros no país, sendo ligação de Belo Horizonte até São Paulo em seu eixo sul e do Nordeste para o Sudeste em seu eixo norte. Com isso, busca-se estimar efeitos positivos da duplicação desta estrada de rodagem para uma série de variáveis socioeconômicas, afim de ratificar a importância do investimento em infraestrutura de transporte para a economia regional. Para compor a competência de levantamento bibliográfico, foi feito uma revisão das teorias de desenvolvimento regional exógenas, teorias de localização e da literatura feita que relaciona crescimento e infraestrutura. Em seguida realizou-se uma pesquisa sobre a evolução do transporte no país, assim como compreender o atual estado de transportes em Minas Gerais e um diagnóstico BR-381. A metodologia escolhida é uma avaliação de impacto intitulada de "diferença em diferenças", que analisa possíveis efeitos de uma política pública a separando em grupo de tratamento, qual recebeu a duplicação da rodovia, e de controle, que não recebeu esta medida. Com o uso de dados fornecidos pelo Atlas Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), seleciona-se variáveis relevantes que possam demonstrar a repercussão da duplicação da BR-381.-
Formato: dc.format100 p. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento regional-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Aspectos econômicos-
Título: dc.titleRelação entre infraestrutura rodoviária e desenvolvimento econômico : uma análise da duplicação da BR-381 em Minas Gerais-
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