Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Silvana Luciano dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:05:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:05:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63968 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Claudemira Vieira Gusmão Lopes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A intenção deste trabalho foi associar minha experiência como ACS, por ser algo que está presente em meu dia a dia, aos meus estudos, e contribuir para minha formação como educadora do campo. O objetivo pesquisar e encontrar uma interface entre a formação recebida para ser uma ACS e alguns conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs e contribuir com o ensino da Educação do Campo - Ciências da Natureza, foi atingido porque consegui estabelecer relações entre o trabalho que desenvolvo como ACS, por exemplo, ao orientar as famílias sobre os problemas que a falta de saneamento básico e a disposição inadequada do lixo pode trazer à saúde das pessoas e ao meio ambiente, constatei que esse e outros assunto podem ser abordados a partir de vários conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs do Paraná do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Ressalto o conteúdo estruturante matéria e energia, pois por meio dele foi possível estabelecer uma relação direta com a problemática ambiental vivenciada pela comunidade onde atuo como ACS que é a falta de coleta de resíduos sólidos (lixos) na comunidade, com o fluxo de energia que a decomposição da matéria orgânica possibilita, inclusive trazendo para a comunidade os conhecimentos que adquiri sobre o biodigestor e os Microrganismos Eficazes (EM) abordados no módulo "As Ciências da Natureza Suas Tecnologias no Campo I e a Prática de ensino (relações com a agricultura familiar, desenvolvimento sustentável) - Código SLEO11", porque são alternativas econômicas para mitigar esses problemas ambientais enquanto as políticas públicas de saneamento não chegam à Barra Bonita. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação de professores | - |
Título: dc.title | O agente comunitário de saúde (ACS) e o ensino das ciências da natureza na Educação do Campo : Cerro Azul - PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: