Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Berg, Virginia Anne van den | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:04:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:04:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1983 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63911 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63911 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Zélia Milléo Pavão | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 152-155 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho resultou da experiência profissional junto a administração da educação pública, onde se pode observar que as mudanças de direcionamento político causam notáveis alterações na Política Educacional. A vivência dessa dinâmica proporcionou preocupações teórico-práticas no sentido do direcionamento do processo educacional, principalmente no que se refere a dimensão científico-filosófica. A educação tem sido excessivamente quantificada e fundamentada em pressupostos eminentemente técnico-pragmáticos e político-partidários. O debate educacional, notadamente nas últimas décadas, vem sendo abordado a partir de uma perspectiva critica porém unilateral, uma vez que os erros e falhas tendem a ser atribuídos, unicamente, ao modelo sócio-político-econômico de desenvolvimento adotado pelos países considerados capitalistas. Assim, as alternativas de solução propostas no campo educacional, caracterizam-se como predominantemente ideológicas, respondendo a interesses político-partidários. Resultam dai as divergências e antagonismos, sobrepondo o comprometimento político a competência profissional. Em decorrência, as decisões educacionais vinculam-se ao comprometimento político, onde as prioridades variam em função da alternância partidária e resultam, muitas vezes, no agravamento da realidade educacional. Sendo a educação um processo permanente de formação, considera-se fundamental que esse processo seja desenvolvido em função do equilíbrio entre a qualidade e a quantidade. Pode-se afirmar, portanto, que é necessário harmonizar o binômio ideologia-filosofia. O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o problema da preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação. Nesse sentido realizou-se a análise crítica dos documentos que expressam as diretrizes de governo como um todo e, especificamente, a política educacional. Constatou-se que enquanto o Plano de Governo fundamenta-se numa Filosofia Social, as Diretrizes Setoriais de Educação revelam um posicionamento político-partidário. Há portanto antagonismo entre as propostas, embora ambas pretendam uma efetiva democratização. A partir dessa constatação argumenta-se a necessidade de estabelecer um posicionamento supra-ideológico, fundamentado no binômio ciência-filosofia. Entende-se que a democracia não é um "sistema de ideias" mas, antes de tudo, um processo que não se impõe e que se constrói no dia a dia. A democracia não se constrói mecanicamente por ser um processo qualitativo. A democracia, segundo a Ministra de Educação Esther de Figueiredo Ferraz, e um estado de espírito. É portanto suscetível às limitações que determinam a ação do homem. O próprio homem estabelece essas limitações, a partir do momento em que define seus interesses e aspirações . Finalmente, apresentam-se propostas para debate tendo em vista que não se acredita em soluções unicamente político-partidárias mas, em alternativas a serem criadas a partir do exercício da crítica e da auto-crítica, mediante vim posicionamento supra-ideológico numa visão pluralista e ecumênica. | - |
Formato: dc.format | 155 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: