A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação

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Autor(es): dc.contributorPavão, Zelia Milleo, 1928--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBerg, Virginia Anne van den-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:04:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:04:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Data de envio: dc.date.issued1983-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63911-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Zélia Milléo Pavão-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 152-155-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho resultou da experiência profissional junto a administração da educação pública, onde se pode observar que as mudanças de direcionamento político causam notáveis alterações na Política Educacional. A vivência dessa dinâmica proporcionou preocupações teórico-práticas no sentido do direcionamento do processo educacional, principalmente no que se refere a dimensão científico-filosófica. A educação tem sido excessivamente quantificada e fundamentada em pressupostos eminentemente técnico-pragmáticos e político-partidários. O debate educacional, notadamente nas últimas décadas, vem sendo abordado a partir de uma perspectiva critica porém unilateral, uma vez que os erros e falhas tendem a ser atribuídos, unicamente, ao modelo sócio-político-econômico de desenvolvimento adotado pelos países considerados capitalistas. Assim, as alternativas de solução propostas no campo educacional, caracterizam-se como predominantemente ideológicas, respondendo a interesses político-partidários. Resultam dai as divergências e antagonismos, sobrepondo o comprometimento político a competência profissional. Em decorrência, as decisões educacionais vinculam-se ao comprometimento político, onde as prioridades variam em função da alternância partidária e resultam, muitas vezes, no agravamento da realidade educacional. Sendo a educação um processo permanente de formação, considera-se fundamental que esse processo seja desenvolvido em função do equilíbrio entre a qualidade e a quantidade. Pode-se afirmar, portanto, que é necessário harmonizar o binômio ideologia-filosofia. O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o problema da preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação. Nesse sentido realizou-se a análise crítica dos documentos que expressam as diretrizes de governo como um todo e, especificamente, a política educacional. Constatou-se que enquanto o Plano de Governo fundamenta-se numa Filosofia Social, as Diretrizes Setoriais de Educação revelam um posicionamento político-partidário. Há portanto antagonismo entre as propostas, embora ambas pretendam uma efetiva democratização. A partir dessa constatação argumenta-se a necessidade de estabelecer um posicionamento supra-ideológico, fundamentado no binômio ciência-filosofia. Entende-se que a democracia não é um "sistema de ideias" mas, antes de tudo, um processo que não se impõe e que se constrói no dia a dia. A democracia não se constrói mecanicamente por ser um processo qualitativo. A democracia, segundo a Ministra de Educação Esther de Figueiredo Ferraz, e um estado de espírito. É portanto suscetível às limitações que determinam a ação do homem. O próprio homem estabelece essas limitações, a partir do momento em que define seus interesses e aspirações . Finalmente, apresentam-se propostas para debate tendo em vista que não se acredita em soluções unicamente político-partidárias mas, em alternativas a serem criadas a partir do exercício da crítica e da auto-crítica, mediante vim posicionamento supra-ideológico numa visão pluralista e ecumênica.-
Formato: dc.format155 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectTeses - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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