As práticas administrativas e a noção de microempresa : elementos para uma proposta educacional

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Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago, 1942--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBittencourt, Antonio Jose-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:05:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:05:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued1995-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63884-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Leilah Santiago Bufrem-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 116-122-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar elementos para uma proposta educacional de formação de recursos humanos, tomando-se como ponto de partida as práticas administrativas e a noção de microempresa. Primeiramente, abordaram-se: a situação histórica, os aspectos teórico-legais e a dimensão da noção de microempresa. Fez-se um breve relato sobre a história das microempresas, suas dificuldades e de que modo a educação pode interferir na vida de futuros empresários. Consideraram-se alguns aspectos da Educação Permanente e dos Recursos Humanos dentro das empresas e da Educação à Distância como forma de suplementar a escolaridade ou a falta dela, para incrementar uma mentalidade criativa e responsável na busca da cidadania, levando-se em conta duas dimensões: a pedagógica e a administrativa. Em segundo lugar, abordaram-se as questões metodológicas, a aplicação de formulários, a análise e a interpretação dos dados, bem como de alguns resultados. Fez-se, na realidade, uma pesquisa bibliográfica-documental; uma pesquisa de campo, por amostragem, em empresas do ramo farmacêutico-bioquímico e uma pesquisa de opinião, que serviu de base à pesquisa principal, com os alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. A seguir, discutiu-se sobre a seleção de alguns elementos para uma proposta pedagógica alternativa, como as parcerias reais. Finalmente, às conclusões seguem-se as recomendações e sugestões, tal como a inclusão no curso de 3º grau, de elementos alternativos levantados no capítulo anterior, visando à formação de recursos humanos com uma abordagem empresarial.-
Descrição: dc.descriptionRésumé: L'objectif de ce travail a été celui de présenter des éléments pour une proposition pédagogique de formation des Resources Humaines, en observant comme point de départ les practiques administratives et la notion pédagogique du therme "micro-entreprises''. Premièrement, on a abordé la situation historique, les aspects théorique-légaux et la dimension de la notion des "micros", On a fait un bref récit sur leur histoire, leurs difficultés et par quelle façon l'éducation peut-elle interférer dans la vie des futurs entrepreneurs. On a aussi considéré quelques aspects de la formation continue des resources humaines au milieu des entreprises et de l'Education à Distance, comme une forme de supplementer la faute de lécole; tout cela, pour développper une mentalité criâtive et responsable dans la recherche de la citoyenneté, en considerand deux dimensions: la pédagogique et l'administrative. Deuxièmement, on a abordé les questions méthodologiques, à travers l'application des questionnaires, de l'analyse et de l'interprétation des données. En realité, on a fait une recherche bibliographique-documentale, un travail sur le terrain des microentreprises du secteur pharmaco-chimyque, accompagné des enquêtes d'opinion avec les éleves du cours de Gestion d'Enterprises de l'Université Fédérale du Parana, à Curitiba, Brésil. Ensuite, on a discuté, sur la sélection de quelques éléments pour une proposition pédagogique optionnelle, comme les partenariats. Finalement, on a conclu qu'il faut ajouter des recommendations et suggestions tel que celle d'inclure des éléments optionnels, au troisième degré, sélectionnés au chapitre antérieur, suivis des approches proposées.-
Formato: dc.format122 f. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAs práticas administrativas e a noção de microempresa : elementos para uma proposta educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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