Campus avançado : uma alternativa para o desenvolvimento socioeducacional de comunidades interioranas em municípios do Norte e Nordeste Ocidental do Brasil

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Autor(es): dc.contributorPavão, Zelia Milleo, 1928--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Maria da Conceiçao-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:08:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:08:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued1982-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63883-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Zélia Milléo Pavao-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 114-118-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação discute a filosofia das Universidades do Brasil - colonizadas - contrapondo-lhe uma Universidade Brasileira, culturalmente nacionalizada, através do Projeto Rondon e do Campus Avançado que a maioria das universidades do Centro-Sul criaram e mantêm no Norte-Nordeste desde o movimento político militar dos anos 60. A pesquisa observou 5 dos 18 Campi Avançados existentes no Norte-Nordeste (22 no Brasil), em sua função de extensão ou interiorização da universidade para fins de integração das diversas regiões e camadas culturais e sociais do país. Apresenta-se um diagnóstico dessa cruzada missionária civil, não obstante ter ainda um caráter de transplante cultural do Centro-Sul, por carecer, a administração dos Campi Avançados, de pessoas com perspectiva localista ou da própria região. Face a isso e à transformação da Amazônia em nova fronteira colonial do Centro-Sul pelo que os Campi Avançados não são responsáveis - faz-se, ao final, uma proposta administrativa e metodológica, funcional, concreta e realista para as regiões Norte e Nordeste Ocidental.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation analyses the philosophies of colonized and present-day nationalized Brazilian Universities. The Rondon Project and the "Campus Avançado" of Mid-Southern Universities in the North-Northeast of Brazil established following the political-military movement of the 60's provided date for this analysis. Five among the eighteen North-Northeast "Campus Avançados"(twenty-two in Brazil) were studied, measuring their effectiveness in integrating regional strata throughout the country. The project provides valuable information regarding these programs, in spite of the infrequent use as a local individuals directly involved in their administration. As a result of this and as the current movement to transform the Amazonia region into a new Central-South colonial frontier without blaming the "Campus Avançados" for that - a new administrative, methodological, functional, concrete and realistic proposal is offered to improve the North-Northeast Occidental regions.-
Formato: dc.format153 f. : il., mapa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCampus avançado : uma alternativa para o desenvolvimento socioeducacional de comunidades interioranas em municípios do Norte e Nordeste Ocidental do Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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