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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Maria da Conceiçao | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:08:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:08:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1982 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63883 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Zélia Milléo Pavao | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 114-118 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação discute a filosofia das Universidades do Brasil - colonizadas - contrapondo-lhe uma Universidade Brasileira, culturalmente nacionalizada, através do Projeto Rondon e do Campus Avançado que a maioria das universidades do Centro-Sul criaram e mantêm no Norte-Nordeste desde o movimento político militar dos anos 60. A pesquisa observou 5 dos 18 Campi Avançados existentes no Norte-Nordeste (22 no Brasil), em sua função de extensão ou interiorização da universidade para fins de integração das diversas regiões e camadas culturais e sociais do país. Apresenta-se um diagnóstico dessa cruzada missionária civil, não obstante ter ainda um caráter de transplante cultural do Centro-Sul, por carecer, a administração dos Campi Avançados, de pessoas com perspectiva localista ou da própria região. Face a isso e à transformação da Amazônia em nova fronteira colonial do Centro-Sul pelo que os Campi Avançados não são responsáveis - faz-se, ao final, uma proposta administrativa e metodológica, funcional, concreta e realista para as regiões Norte e Nordeste Ocidental. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation analyses the philosophies of colonized and present-day nationalized Brazilian Universities. The Rondon Project and the "Campus Avançado" of Mid-Southern Universities in the North-Northeast of Brazil established following the political-military movement of the 60's provided date for this analysis. Five among the eighteen North-Northeast "Campus Avançados"(twenty-two in Brazil) were studied, measuring their effectiveness in integrating regional strata throughout the country. The project provides valuable information regarding these programs, in spite of the infrequent use as a local individuals directly involved in their administration. As a result of this and as the current movement to transform the Amazonia region into a new Central-South colonial frontier without blaming the "Campus Avançados" for that - a new administrative, methodological, functional, concrete and realistic proposal is offered to improve the North-Northeast Occidental regions. | - |
Formato: dc.format | 153 f. : il., mapa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Campus avançado : uma alternativa para o desenvolvimento socioeducacional de comunidades interioranas em municípios do Norte e Nordeste Ocidental do Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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