
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Maria da Conceiçao | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:32:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:32:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1982 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63883 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63883 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Zélia Milléo Pavao | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 114-118 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação discute a filosofia das Universidades do Brasil - colonizadas - contrapondo-lhe uma Universidade Brasileira, culturalmente nacionalizada, através do Projeto Rondon e do Campus Avançado que a maioria das universidades do Centro-Sul criaram e mantêm no Norte-Nordeste desde o movimento político militar dos anos 60. A pesquisa observou 5 dos 18 Campi Avançados existentes no Norte-Nordeste (22 no Brasil), em sua função de extensão ou interiorização da universidade para fins de integração das diversas regiões e camadas culturais e sociais do país. Apresenta-se um diagnóstico dessa cruzada missionária civil, não obstante ter ainda um caráter de transplante cultural do Centro-Sul, por carecer, a administração dos Campi Avançados, de pessoas com perspectiva localista ou da própria região. Face a isso e à transformação da Amazônia em nova fronteira colonial do Centro-Sul pelo que os Campi Avançados não são responsáveis - faz-se, ao final, uma proposta administrativa e metodológica, funcional, concreta e realista para as regiões Norte e Nordeste Ocidental. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation analyses the philosophies of colonized and present-day nationalized Brazilian Universities. The Rondon Project and the "Campus Avançado" of Mid-Southern Universities in the North-Northeast of Brazil established following the political-military movement of the 60's provided date for this analysis. Five among the eighteen North-Northeast "Campus Avançados"(twenty-two in Brazil) were studied, measuring their effectiveness in integrating regional strata throughout the country. The project provides valuable information regarding these programs, in spite of the infrequent use as a local individuals directly involved in their administration. As a result of this and as the current movement to transform the Amazonia region into a new Central-South colonial frontier without blaming the "Campus Avançados" for that - a new administrative, methodological, functional, concrete and realistic proposal is offered to improve the North-Northeast Occidental regions. | - |
| Formato: dc.format | 153 f. : il., mapa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Campus avançado : uma alternativa para o desenvolvimento socioeducacional de comunidades interioranas em municípios do Norte e Nordeste Ocidental do Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: