Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Caleffe, Luiz Gonzaga | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lacerda, Yara Pereira da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1983 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63875 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63875 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Luiz Gonzaga Caleffe | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 58-61 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo da presente dissertação foi analisar a influencia da modificação da situação da rede escolar física em alguns indicadores de disfunção do sistema de ensino do Distrito de Três Córregos, no Município de Campo Largo, Estado do Paraná. A referida modificação consubstanciou-se na desativação de 19 escolas unidocentes, com classes multisseriadas, substituídas por uma única escola, denominada Escola Consolidada. Os indicadores analisados foram: evolução da matrícula inicial, taxa de aprovação, taxa de evasão imediata e inadequação idade/série. Os dados usados no estudo correspondem ao período 1976-1982, incluindo, portanto, os dois primeiros anos de funcionamento da Escola Consolidada, 1981 e 1982. Os dados referentes à rede escolar do Distrito de Três Córregos foram também comparados aos dados do Município de Campo Largo e aos do Estado do Paraná. A bibliografia consultada possibilitou a identificação dos principais problemas que têm afligido a área educacional da zona rural e a precariedade das soluções que têm sido implantadas. A análise dos dados coletados indica que a experiência da consolidação das escolas unidocentes da zona rural, em uma única escola, Escola Consolidada, parece ter contribuído para a redução das disfunções do sistema educacional do Distrito de Três Córregos, principalmente no que se refere à redução da taxa de evasão imediata e ao aumento considerável da matrícula. Tendo em vista ainda a recentidade da experiência, recomenda-se que sejam efetuados estudos mais amplos e abrangentes das consequências da implantação da Escola Consolidada. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this dissertation was to analyze the influence of changes in the school building network on some indices related to dysfunctions in the school system of Três Córregos, Campo Largo, Paraná State. The major change introduced in the system was the closing down of 19 multigraded one-teacher schools, which were replaced by a single school denominated Consolidated School. The indices analyzed were: enrollment flow, promotion rate, age/grade dysfunction, and dropout rate. The data used in the study refer to the period 1976 1982, which includes, therefore, the first two years of the Consolidated School, i.e., 1981 and 1982. The data related to the Três Córregos school system were also compared to those of Campo Largo City as well as to those of the State. The literature reviewed made possible the identification of the major problems which have afflicted the educational sector in the rural areas as well as of the precariousness of the solution that have been forwarded. The analyzes of the data indicate that the consolidation of the rural one-teacher schools in one larger school - the Consolidated School - seems to have contributed both to the dwindling -of the malfunctions within the Três Córregos school system, mainly of those related to dropping out, and to considerable increase in enrollment. Considering the recency of the experience, it is recommended that ampler and more encompassing studies be conducted on the consequences of the implantation of the Consolidated School. | - |
Formato: dc.format | [72] f. : il., tabs., mapas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
Título: dc.title | Consolidação de escolas na zona rural do Distrito de Três Córregos, Município de Campo Largo, Estado do Paraná : proposta de solução alternativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: