
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freire-Maia, Newton | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genética | - |
| Autor(es): dc.creator | Gebara, Josil dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1985 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63860 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63860 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Newton Freire-Maia | - |
| Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Genética | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 90-92 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Foram determinadas as frequências de casamentos consanguíneos entre tios (as) e sobrinhas (os) e entre primos em primeiro, segundo e terceiro grau, nas populações católicas de 292 dioceses de 31 países, sendo 20 das Américas, 4 da Europa, 3 da África, 3 da Ásia e 1 da Oceania. Foi analisado um total de 523.374 casamentos. As frequências nacionais de casamentos consanguíneos variaram entre 0 e 5,36%. As mais altas frequências foram observadas no Equador (5,36%), Índia (4,12%), Venezuela (2,73%), Haiti (2,57%), Colômbia (2,39%), Portugal (2,18%), Costa Rica (2,03%), Espanha (0,77%), Canadá (0,63%) e República da Irlanda (0,61%). As mais baixas frequências acima de 0 foram observadas no Paraguai (0,02%), Estados Unidos (0,09%), Filipinas (0,03%), Moçambique (0,09%), Bolívia (0,10%), Argentina (0,16%), Chile (0,20%), Uruguai (0,21%), Honduras (0,23%) e Reino Unido (0,26%). Uma tendência à baixa, com o tempo, das taxas de uniões consanguíneas foi verificada em alguns países para os quais se dispunha de dados anteriores. | - |
| Formato: dc.format | 92 f. : il., tabs., mapas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
| Título: dc.title | Freqüencias de casamentos consangüíneos em 31 países das Américas, África, Ásia, Europa e Oceania | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: