
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Ligia Dias da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1987 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63841 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63841 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Zélia Milléo Pavão | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 84-89 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo procurou analisar a metodologia utilizada pelo professor, no ensino da matemática, na 2ª série do ensino de 1º grau, com o objetivo de verificar se esta metodologia foi por Atividades e se conduziu à aquisição dos conceitos matemáticos, por compreensão ou memorização. Foi realizado em uma única escola urbana, pertencente à Rede Estadual de Ensino e vinculada a Universidade Estadual de Londrina, como órgão Suplementar. Para tal, procurou-se conhecer a realidade escolar a ser investigada, bem como o currículo adotado. Na metodologia, para a coleta de dados, utilizou-se a Técnica de Observação em sala de aula. Visando uma análise posterior, foram investigados os materiais de apoio utilizados pelo professor, na sala de matemática, bem como os livros de exercícios utilizados pelos alunos. Pelas observações realizadas, concluiu-se que a metodologia não foi por Atividades e não conduziu à aquisição dos conceitos matemáticos por compreensão. Este estudo propõe uma mudança na prática pedagógica, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study attempted to analyze the methodology used by the teacher to teach mathematics for 2nd graders. The goal of the study was to verify if the methodology used by the teacher was by activities and also if this methodology conducted to the acquisition of mathematics concepts by comprehension or by memorization. The study was conducted in one urban public school annexed to the University of Londrina as a demonstration school. In order to conduct the study, the reality of the school was investigated as well as its curriculum. Continuous recording was done in order to collect the data the instructional materials used by the teacher to teach math as well the students work books used during math classes were also studied by the experimenter for further analysis. By analyzing the data it was concluded that the employed methodology was not done by activities and it did not conducted to the acquisition of the mathematic concepts by comprehension. This study suggests a change in the pedagogic (teaching) practice in order to improve the teaching and learning process. | - |
| Formato: dc.format | 135 f. : il., tabs., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A prática pedagógica de Matemática na 2ª série do ensino de 1º grau numa escola urbana de Londrina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: