Efeito da cooperação no desempenho de franquias mediada pela confiança interorganizacional e compartilhamento de informações

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Autor(es): dc.contributorBeuren, Ilse Maria, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorBescorovaine, Rosiele, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:04:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:04:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63811-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63811-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ilse Maria Beuren-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 99-111-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo objetiva investigar a relação do efeito da cooperação no desempenho de franquias mediada pela confiança interorganizacional e compartilhamento de informações em sistemas franchising. Neste sentido que a aplicação da Teoria da Cooperação, neste estudo, anseia explicar os relacionamentos onde pessoas ou grupos agem em conjunto de forma coordenada para perseguir objetivos comuns (BROWNING; BEYER; SHETLER, 1995). Dessa forma, há a intenção de verificar a disposição dos participantes proporcionarem a troca de informações necessárias em um ambiente de relações interorganizacionais, e se há tendência a serem facilitadoras para a resolução de problemas entre os atores (HEIDE; MINER, 1992). No entanto, destaca-se outro fator norteador deste estudo, a confiança interorganizacional, abordada como condição existencial de parcerias empresariais, a qual nutre a intenção de aquisição de conhecimentos e partilha de informações fora dos limites da organização (CHEN; LIN; YEN, 2014). Ademais, considerando o desempenho organizacional como uma questão de fundamental importância na gestão empresarial, os seus indicadores fornecem parâmetros capazes de proporcionar um gerenciamento eficaz da organização, apesar de existir apoio empírico para a existência de relações positivas entre cooperação e desempenho (BRITO; BRITO; HASHIBA, 2014), não há consenso quanto aos resultados encontrados, ressaltando assim a importância de analisar estes fatores no âmbito do setor varejista farmacêutico. Visto que, este setor, assolado pelas dificuldades inerentes da competitividade, exprime uma realidade ostensiva frente a grandes organizações, de forma a suprir essa lacuna une-se em sistemas franchising, pouco abordadas em pesquisas cientificas. No intuito de mitigar este lapso, realizou-se esta pesquisa com metodologia empírico-analítica, por meio da aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas. A população investigada constitui-se dos franqueados de sistemas franchising do setor de comércio varejista de produtos farmacêuticos do estado do Paraná, na qual obteve-se 151 questionários respondidos, representando 30% do total da população. Para analisar os dados aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (PLS), além dos testes de Sobel, Aroian e Goodman, utilizados para estimar os efeitos representados no modelo teórico com os resultados da pesquisa. Os resultados mostram que, na percepção dos gestores respondentes da pesquisa, os preceitos da Teoria da Cooperação estão presentes nas interações interfirmas realizadas com a franqueadora, com exceção da dimensão de disposição à adaptação de mudanças. Destaca-se em especial a presença d Conclui-se que a partilha de informações e a confiança interorganizacional, quando mediadoras do efeito da cooperação, se traduzem em desempenho de franquias. Desse modo, o estudo contribui por mostrar aos franqueados maneiras de melhorar o seu relacionamento interfirmas, uma vez que, não é suficiente apenas esforços coordenados no intuito de cooperar para atingir melhora no desempenho, é fundamental que essa relação interorganizacional tenha confiança e compartilhamento de informações. Palavras-chave: Teoria da Cooperação; Desempenho Organizacional; Confiança Inteorganizacional; Compartilhamento de Informações; Franquia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study intends to investigate the relationship of the effect of cooperation in the performance of franchises mediated inter-organizational trust and information sharing in franchising systems. Therefore, the application of the Cooperative Theory in this study intends to explain relationships, where people or groups behave together in a coordinated way to pursue common goals (BROWNING; BEYER; SHETLER, 1995). Thereby, there is the intention to verify the participants willingness to provide the necessary information exchange in an environment of interorganizational relationships, and if there is a tendency to be facilitative for problem solving among the actors (HEIDE; MINER, 1992). However, another guiding factor of this study is the interorganizational trust, addressed as an existential condition of business partnerships, which feeds the intention of acquiring knowledge and sharing information outside the organization's limits (CHEN, LIN, YEN, 2014). Moreover, considering organizational performance as a matter of fundamental importance in business management, its indicators provide parameters sufficient of providing effective management of the organization, although there is empirical support for the existence of positive relations between cooperation and performance (BRITO; HASHIBA, 2014), there is no consensus regarding the results found, thus emphasize the importance of analyzing these factors in the pharmaceutical retail sector. Since, this sector which is beset by the inherent difficulties of competitiveness, expresses a ostensible reality compared to large organizations, in order to fill this gap, they are united in franchising systems, which are not very much addressed in scientific research. In order to mitigate this gap, this research was conducted with empiricalanalytical methodology, through the application of a survey and conducting semistructured interviews. The population studied is made up of franchisees retail trade sector of pharmaceutical systems of Paraná state, in which we obtained 151 responses, representing 30 per cent of the overall population. To analyze the data applied to Structural Equation Modeling technique (PLS), in addition to Sobel, Aroian and Goodman tests, used to estimate the effects represented in the theoretical model with the search results. The results show that, in the perception of respondents managers survey, the precepts of Cooperation Theory are present in intercompany interactions held with the franchiser, except for the size willingness to adapt to change. It stands out in particular the information sharing of presence and interorganizational trust to encourage cooperative behavior to improved organizational performance. It is concluded that the sharing of information and inter-organizational trust, when mediating the effect of cooperation, translate into franchising performance. Thus, the study helps to demonstrate to franchisees ways to improve your intercompany relationship, since it is not enough only coordinated efforts in order to cooperate to achieve improved performance, it is essential that interrelationship has trust and information sharing. Keywords: Cooperation Theory; Organizational Performance; Inter-organizational Trust; Sharing Information; Franchising.-
Formato: dc.format117 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRelações interorganizacionais-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectFranquias (Comercio varejista)-
Título: dc.titleEfeito da cooperação no desempenho de franquias mediada pela confiança interorganizacional e compartilhamento de informações-
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