Avaliação de intensidade de apoio de comportamentos adaptativos e elaboração de plano centrado no aluno com desenvolvimento atípico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963--
Autor(es): dc.contributorBoueri, Iasmin Zanchi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBaril, Nathalie, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:06:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:06:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63808-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria de Fatima Minetto-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Iasmin Zanchi Boueri-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 48-61-
Descrição: dc.descriptionResumo: Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade na educação é promover a aprendizagem e o desenvolvimento global de todos os alunos, sendo cada um com suas características próprias: habilidades, potencialidades e também dificuldades. Sabe-se que muitos são os obstáculos e dúvidas sobre as propostas educacionais que possibilitam um olhar diferenciado para alunos que apresentam um desenvolvimento atípico. As mudanças no olhar para as deficiências, atualmente, estão voltadas para uma perspectiva bioecológica e incluem paradigmas do funcionamento adaptativo e das necessidades de apoio. A presente pesquisa tem os objetivos de avaliar a intensidade de apoio para o comportamento adaptativo e elaborar planos de apoio centrados em alunos com desenvolvimento atípico. A partir destes objetivos, foram estabelecidos objetivos específicos para corresponder aos dois estudos (artigos) que constituem esta dissertação. O primeiro estudo teve por objetivo avaliar a intensidade de apoio nas diferentes áreas do funcionamento adaptativo e analisar as percepções de mães e professoras. O segundo propôs desenvolver estratégias para a elaboração de Planos de Apoio Centrado no Aluno (PACA), descrever as prioridades elencadas pela equipe de planejamento e elaborar um Guia para a elaboração do PACA. Participaram quatro mães de alunos com desenvolvimento atípico e quatro professoras. Dois desses estudantes frequentavam uma Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, e os outros dois uma Escola de Ensino Regular; todos eles têm idade de sete a onze anos. Para uma das fases do segundo estudo, participaram outros profissionais da escola, como terapeutas e pedagogas. Para atingir os objetivos foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Questionários sociodemográficos; (2) Escala de Intensidade de Apoio- versão para Crianças (THOMPSON et al, 2016); e (3) Guia para a elaboração do Plano Centrado no Aluno. Caracterizou-se como uma pesquisa predominantemente qualitativa, com alcance descritivo, sendo que uma de suas fases teve características de um estudo de levantamento e também colaborativo. Como resultados, a pesquisa sinalizou a intensidade de apoio necessária para comportamentos adaptativos de acordo com a percepção de mães e professoras; assim como descreveu possíveis estratégias norteadoras para a elaboração de Planos de Apoios centrados em alunos com desenvolvimento atípico. Foi possível perceber que os diferentes papéis assumidos pelas mães e professoras influenciaram em suas respostas sobre a percepção da intensidade de apoio necessária para cada aluno e as estratégias norteadoras para elaborar o Plano de Apoio Centrado no Aluno se mostraram eficientes, pois foi possível construir o Plano para cada aluno. Palavras-chave: Comportamento adaptativo. Escala de Intensidade de Apoio. Planos individuais. Desenvolvimento atípico. Educação Especial. Escola Regular. Deficiência Intelectual.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: One of the great challenges related to quality assurance in education is to promote learning and overall development of all students, each with their own characteristics: skills, potentials and difficulties. We know how many obstacles and questions are out there in regards to educational approaches that allow a different view of students who present atypical development. The changes in how we perceive disabilities are currently focused on a bio-ecological perspective and include paradigms of adaptive functioning and support needs. The present research seeks to evaluate the support intensity for adaptive behaviors and to develop support plans focused on students with atypical development. Based on such, specific goals were established to correspond to the two studies in this dissertation. The first study aimed to evaluate the support intensity in the different areas of adaptive functioning and to analyze the perceptions of mothers and teachers. The second proposed to develop strategies for the elaboration of Student-Centered Support Plans (PACA), to describe the priorities listed by the planning team and to prepare a Guide for the preparation of the PACA.Four mothers of students with atypical development and four teachers participated. Two of these students attended an Elementary School for Special Education, and the other two attended Traditional School. All students were aged between seven to eleven years old. For other stages of the second study, other professionals from the school participated as well, such as therapists and pedagogues. To achieve our objectives, the following instruments were used: (1) Sociodemographic questionnaires; (2) The Supports Intensity Scale - Children's version (THOMPSON et al, 2016); and (3) A guide to the development of a Student-Centered Plan. It was a predominantly qualitative research, with a descriptive scope, and one of its stages included aspects of a survey and collaborative study. As to results, the research indicated the support intensity needed for adaptive behaviors according to the perception of mothers and teachers. It also described possible guiding strategies for the construction of Support Plans centered on students with atypical development. It was possible to notice that the different roles taken by the mothers and teachers influenced how they viewed the support intensity needed for each student, and that the guiding strategies to elaborate the Student-Centered Support Plan were efficient, given that it was possible to build such Plan for each student. Keywords: Adaptive behavior. Support Intensity Scale. Individual plans. Atypical development. Special Education. Traditional School. Intellectual Disability.-
Formato: dc.format69 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desvio do desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAvaliação de intensidade de apoio de comportamentos adaptativos e elaboração de plano centrado no aluno com desenvolvimento atípico-
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