Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Josafá Moreira da, 1978 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Ana Moreira Borges de, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:04:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:04:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63804 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº Dr. Josafá Moreira da Cunha | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Dentro da temática do clima escolar, diversos estudos encontraram evidências sobre os benefícios do Clima Escolar Autoritativo, que fornece um modelo para mensurar o clima na escola, a partir de duas dimensões denominadas estrutura disciplinar e suporte. Estas representam respectivamente a percepção dos limites e regras, bem como se estas são bem definidas e justas e o quanto os alunos percebem o ambiente escolar como acolhedor e respeitoso. O Clima Escolar Autoritativo é visto como um fator protetivo e que pode auxiliar no desenvolvimento saudável dos estudantes, por exemplo, diminuindo a agressão e vitimização entre pares. A divulgação e pesquisa do clima escolar autoritativo, contudo, ainda são restritas no contexto brasileiro. Além disso, o Clima Escolar Autoritativo pode também favorecer o engajamento acadêmico, o qual, por sua vez é apontado como fator crítico para o sucesso educacional dos alunos, e conceitualizado como sendo um constructo contendo três dimensões: cognitiva, comportamental e emocional, respectivamente relacionadas ao esforço dispensado para a aprendizagem, conduta positiva e relações positivas com a escola considerando o sentimento de ser importante nesse contexto. Portanto, a pesquisa teve como objetivo principal compreender a influência do Clima Escolar Autoritativo sobre comportamentos de agressão e vitimização entre pares e engajamento acadêmico. Hipotetizou-se que as dimensões do Clima Escolar Autoritativo estariam negativamente relacionadas com a agressão e vitimização, e positivamente relacionadas ao engajamento acadêmico. Participaram da pesquisa 706 estudantes de seis escolas estaduais, com idade entre 9 e 21 anos. As medidas foram obtidas através de um questionário de autorrelato aplicado com os alunos sobre dados sociodemográficos; vitimização entre pares; Suporte e Estrutura Disciplinar; engajamento acadêmico. A partir dos resultados e análises, verificou-se que o Suporte é preditor negativo de agressão, assim como a Estrutura Disciplinar. Já em relação ao engajamento acadêmico, as dimensões do clima escolar autoritativo foram preditores significativos e positivos. Dessa forma, ressalta-se a importância de investir-se nos ambientes educacionais a fim de que proporcionem um Clima Escolar Autoritativo, visto que este pode ser um fator protetivo. Palavras-chave: Clima Escolar Autoritativo; Vitimização entre Pares; Engajamento Acadêmico. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Several studies on school climate pointed out favorable effects of the authoritative school climate. This is a theory that provides a model for measuring the positive climate in the school, with two dimensions called the disciplinary structure and support. These two dimensions respectively represent the perception of the limits and whether school rules are well defined and fair, and how much the students perceive the school environment as welcoming and respectful. The authoritative school climate is seen as a protective factor that can aid in the healthy development of students, for example by reducing peer aggression and victimization. The research and dissemination on this topic is still limited in Brasil context. In addition, the authoritative school climate can also contribute to academic engagement, that is pointed as a critical factor for the educational success of students, and conceptualized as a construct containing three dimensions - cognitive, behavioral and emotional, respectively, related to the effort expended for learning, positive behavior and positive relationships with the school considering the feeling of being important in this context. Therefore, the main objective of this research was to understand the influence of the Authoritative School Climate on behaviors of aggression and victimization among peers and academic engagement. The hypothesis was that the dimensions of the Authoritative School Climate would be negatively related to aggression and victimization, and positively related to academic engagement. The study was attended by 706 students from six public schools, aged 9 to 21. The measures were obtained through a self-report questionnaire applied with the students in sociodemographic data; victimization; Support and Disciplinary Structure; academic engagement. From the results obtained with the analyzes, it was verified that the Support is a negative predictor of aggression, as well as the Disciplinary Structure. In relation to academic engagement, the dimensions of the school climate were significant and positive predictors. It is important to invest in educational environments in order to provide an authoritative school climate, as this can be a protective factor. Keywords: Authoritative School Climate; Victimization among Peers; Academic Engagement. | - |
Formato: dc.format | [75] p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conduta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O papel moderador do clima escolar no engajamento acadêmico e vitimização entre pares | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: