Relação dos estágios evolutivos do custo da qualidade na gestão de ciências contabeis com a nota do Exame Nacional de Desempenho do Estudante

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Autor(es): dc.contributorVoese, Simone Bernardes, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorAnjos, Edenise Aparecida, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63800-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63800-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Simone Bernardes Voese-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 21/09/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 69-70-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa teve objetivo analisar a relação dos estágios evolutivos do custo da qualidade na gestão das instituições de ensino superior paranaenses (IES) com o desempenho dos alunos no ENADE. Para análise dos estágios evolutivo, utilizou-se o modelo de aferição de qualidade de Crosby, o qual é segmentado em cinco estágios evolutivos. A população da pesquisa é composta por IES localizadas no estado do Paraná, como respondentes foram selecionados os coordenadores, diretor e gestor do ensino de instituições que ofertam o curso de Ciências Contábeis. Para delimitação da amostra, o critério de corte se deu pelas IES que tiveram seus cursos avaliados no último exame do ENADE de 2015. A coleta de dados se deu no período de 24 de julho a 25 de agosto de 2017, obtendo-se um total de 27 casos válidos. A Análise das características dos respondentes e das IES, permitiu inferir que são compostos por representantes do gênero masculino, com idade superior a 45 anos, com formação na área de Ciências Contábeis, sendo que 59,3% possui titulação de Mestre, com experiência na função de coordenação 44, 5% a períodos superiores a 5 anos, quanto a tempo de IES, 81,5% atuam a mais de 5 anos. Em relação ao perfil da IES, a amostra é composta por tipo de categoria acadêmica, sendo compostas por 63% privados e 37% públicas, quanto ao tipo de organização acadêmica, 40,7% de Faculdades e 29,6% por universidades, todos os respondentes afirmaram ter a modalidade de curso presencial. Os resultados da estatística descritiva dos construtos dos custos qualidade apresentaram a frequência, média e desvio padrão, permitindo deduzir que a mensuração do custo da qualidade no contexto das IES é pouco utilizada. Em relação a frequências das respostas, estas evidenciaram uma concentração maior de respostas nos estágios III, IV e V para as assertivas de custo de prevenção e avaliação, evidenciando principalmente atividades e ações para coibir falhas no processo de ensino e manter o aluno no sistema educacional. Já os custos de falhas internas e externas, apresentaram se distribuídos em todos os níveis, incluído no que não se aplica ao contexto da IES, demonstrando que as IES não mensuram os custos de falhas internas e externas. A hipótese de pesquisa foi testada por meio de correlação de Spearman, foi refutada, não sendo encontrada relação estatisticamente significativa entre os fatores analisados, portanto a mensuração do custo da qualidade na gestão do curso de ciências contábeis das IES paranaenses, não tem relação significativa para explicar o desempenho dos alunos no ENADE. Palavras-chave: Custos da Qualidade, Estágios Evolutivos, Instituições de ensino.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research had the purpose to analyze the relation between evolutionary stages of quality cost in the management of higher education institutions (IES) of Paraná, and students' performance in ENADE. To analyze the evolutionary stage, we used Crosby quality measurement model, which is segmented into five evolutionary stages. The research population was composed by IES located in Paraná state, and we selected as participants coordinators, directors and teaching managers of the institutions which offers Accounting Sciences course. For sample delimitation, the cut-off criterion was given by IES that had theirs courses evaluated in the last ENADE exam, occurred in 2015. The data collection occurred between July 24 and August 25 of 2017, gathering a total of 27 valid cases. The analysis of the characteristics of participants and IES allowed us to infer that male represents the institutions gender ones, who are over 45 years of age, with education in Accounting Sciences area. 59,3% of them have master degree, and 44,5% of them have experience in coordinator role for more than 5 years. In terms of working time at IES, 81,5% operate for more than 5 years. In relation to IES profile, the sample was composed by academic category types, whereupon 63% are private and 37% are public. About academic organization types, 40,7% are considered Colleges and 29,6% are considered Universities. The results of descriptive statistics of quality costs' constructs presented frequency, mean and standard deviation, allowing us to deduce that the measurement of quality cost in IES context is little used. Regarding frequency of responses, they showed a greater concentration of responses in III, IV and V levels to prevention and evaluation costs assertions, demonstrating mainly activities and actions to prevent failures in the teaching process, and to maintain the student in the educational system. As for internal and external failures costs, they were distributed at all levels, including the one which does not apply to the IES context, demonstrating that the IES do not measure internal and external failures costs. The research hypothesis was tested through Spearman correlation, and it was disproved, since it was not verified statistically significant relation between the analyzed factors. Therefore, the quality cost measurement in Accounting Sciences course's management in Paraná IES cannot explain students' performance in ENADE. Keywords: Quality costs; Evolutionary Stages; Educational Institutions.-
Formato: dc.format72 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade - Ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectControle de qualidade - Custos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Paraná-
Título: dc.titleRelação dos estágios evolutivos do custo da qualidade na gestão de ciências contabeis com a nota do Exame Nacional de Desempenho do Estudante-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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