Engajamento acadêmico no contexto de uma escola pública : o suporte social e a vitimização entre pares importam?

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Autor(es): dc.contributorCunha, Josafá Moreira da, 1978-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPescini, Elisiane Röper, 1972--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:58:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:58:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63792-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 12/06/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 62-69-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo reúne parte do que a literatura fala sobre os efeitos que a vitimização provoca no engajamento acadêmico. Apresenta também as novas descobertas sobre a importância do suporte social dos pais e dos pares para o engajamento acadêmico. Através de uma análise quantitativa, este trabalho investigou como esses efeitos poderiam ser percebidos em uma amostra de 634 estudantes do Ensino Fundamental II (6º a 9º Ano) com idade entre 10 e 14 anos em 25 turmas de uma escola pública na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Os instrumentos de medidas utilizados foram: Inventário da Rede de Relacionamentos - Versão da Qualidade de Relacionamentos (NRI-RQV), utilizado para obter informações sobre as crianças quanto ao relacionamento com os melhores amigos e familiares, além de itens de suporte instrumental da Versão de Provisão Social; a EVAP - Escala de Agressão e Vitimização, exclusivamente os itens de Vitimização; e o terceiro instrumento utilizado nesta investigação foi a Escala de Engajamento Escolar, nas dimensões de engajamento comportamental, cognitivo e emocional. Para realizar a análise desses dados, foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0, através de métodos de regressão múltipla, que consistem em estudar a relação entre uma variável de resposta e variáveis independentes explicativas. O método de regressão utilizado foi o de entrada forçada (Enter, no SPSS), que consiste em submeter a entrada de todos os previsores no modelo ao mesmo tempo. Para o melhor entendimento de como o engajamento poderia ser afetado, foram feitas 5 análises de regressão linear múltipla avaliando as diferentes dimensões do engajamento: Global, Comportamental, Cognitivo e Emocional. O suporte social dos pais e dos pares também foram rodados primeiramente em dimensões globais e posteriormente separados como instrumental e emocional. Os resultados deste trabalho revelaram que todas as dimensões do engajamento acadêmico analisadas foram significativamente associadas com vitimização, exceto para o engajamento acadêmico cognitivo. O suporte social mais robusto foi o dos pais, que se revelou muito significativo em todas as dimensões do engajamento acadêmico. O suporte dos pares emocional não foi significativo em nenhuma das regressões, já o suporte dos pares instrumental foi significativo para a regressão que tinha como variável de resposta o Engajamento Cognitivo. Frente aos resultados da presente pesquisa, a noção de que família e amigos são importantes é fortalecida e ao final são apresentadas possibilidades de intervenção. Palavras chave: vitimização entre pares, suporte dos pais, suporte dos pares e engajamento acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study brings together some of the literature on the effects of victimization on academic engagement. It also presents new findings on the importance of parental and peer social support for academic engagement. Through a quantitative analysis, this study investigated how these effects could be perceived in a sample of 634 students of Elementary School II (6th to 9th Year) aged between 10 and 14 years in 25 classes of a public school in the city of Curitiba, state of Parana. The instruments of measurement used were: Relationship Network Inventory - Relationship Quality Version (NRI-RQV), used to obtain information about the children's relationship with best friends and family, as well as instrumental support items from the Version of Social Provision; the EVAP - Aggression and Victimization Scale, exclusively the Victimization items; and the third instrument used in this research was the School Engagement Scale, in the dimensions of behavioral, cognitive and emotional engagement. To perform the analysis of these data, we used the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 21.0, through multiple regression methods, which consists of studying the relationship between a response variable and explanatory independent variables. The regression method used was the forced input (Enter, in SPSS), which consists of submitting the input of all the predictors in the model at the same time. For a better understanding of how the engagement could be affected, 5 analyzes of multiple linear regression were done evaluating the different dimensions of engagement: Global, Behavioral, Cognitive and Emotional. The social support of parents and peers were also first rotated in global dimensions and later separated as instrumental and emotional. The results of this study revealed that all dimensions of academic engagement analyzed were significantly associated with victimization, except for cognitive academic engagement. The most robust social support was that of the parents, which proved to be very significant in all dimensions of academic engagement. The support of the emotional pairs was not significant in any of the regressions, since the support of the instrumental pairs was significant for the regression that had as response variable the Cognitive Engagement. Given the results of the present research, the notion that family and friends are important is strengthened and, at the end, possibilities for intervention are presented. Keywords: peer victimization, parental support, peer support, and academic engagement.-
Formato: dc.format69 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Violencia-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEngajamento acadêmico no contexto de uma escola pública : o suporte social e a vitimização entre pares importam?-
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