Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Rodrigo Tadeu, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Taynan Mendes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:08:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:08:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63733 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Tadeu Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 03/04/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 355-360 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Literários | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem como cerne o aprofundamento dos estudos sobre o Role-Playing Game compreendido como uma nova expressão artística. Conscientes das relações intrínsecas principalmente com a literatura, mas também com outras artes, avançamos na pesquisa e análise das particularidades do RPG e os seus pontos em comum com elas, sobretudo as mais narrativas. Percebemos que além de ser uma nova arte metaficcional por excelência, questão que será discutida e aprofundada durante o trabalho a partir do embasamento nos textos de Wolfgang Iser e de algumas noções bakhtinianas, o RPG absorve muito das estruturas e elementos de outros lugares e os radicaliza. Para que a experiência estética se realize no RPG, necessitamos dos elementos lúdicos e ficcionais dialogando constantemente. Desse modo, eles possibilitam a nós uma grande capacidade de obliquação através da transição e permanência simultânea em espaços distintos: o da ficção e o do jogo, principalmente. Com o objetivo de alcançar uma melhor análise desse corpo incomum e curioso que é o RPG, nós faremos neste trabalho uma reflexão inicial sobre as suas possíveis definições e uma parte significativa do seu processo histórico e do seu desenvolvimento prático-teórico. A partir do momento em que o enxergamos como uma arte, é indispensável buscarmos entender a sua matéria, a sua forma, a autoria e a própria obra que produz - se é que realmente produz uma obra pelo seu aspecto extremamente efêmero. Nessa investigação perceberemos ainda mais o diálogo vital do RPG com as práticas e bases literárias, além da própria ficção que, conforme os estudos realizados, mostrar-se-á ainda mais presente e essencial para o RPG; a linguagem, mais especificamente a performance oral, serão fundamentais para essa criação tão poderosa. Para compreendermos essa prática, o poder do discurso, os seus diferentes tipos e como se expressam no RPG, estaremos aliados ao pensamento de Barbara Cassin, que revisita os atos de fala de John L. Austin e os aprofunda. O RPG apresenta uma série de particularidades e similaridades com esses estudos do performativo que serão aprofundadas neste trabalho. Somente a partir da realização dos performativos, em um diálogo direto com a ficção, a expressão estética pode ser realizada, sempre coletivamente por múltiplos grupos de jogadores e de diversas maneiras. Essas práticas performáticas únicas nos fazem rever o uso da linguagem oral e suas potencialidades. O RPG nos faz olhar e explorar novas perspectivas para características da sociedade e principalmente da ficção, que é (re)trabalhada constantemente. Palavras-chave: Role-Playing Game, Literatura, Atos de Fala, Performance, Jogo, Ficção. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation's core is the deepening of the studies of Role-Playing Game understood as a new artistic expression. Conscious of the intrinsic relations mainly with literature, but also with other arts, we have advanced in the research and analysis of the peculiarities of RPG and its points in common with them, especially the more narrative ones. We realize that in addition to being a new metafictional art par excellence, an issue that will be discussed and deepened during this dissertation from Wolfgang Iser's texts and some Bakhtinian notions, RPG absorbs much of the structures and elements of other places and radicalizes them. In order for aesthetic experience to take place in RPG, we need the ludic and fictional elements constantly in dialogue, so they give us a great capacity for obliquation through the simultaneous transition and permanence in different spaces: fiction and gameplay, especially. So that in order to achieve a better analysis of this unusual and curious body that is RPG, we will make an initial reflection on its possible definitions and a significant part of its historical process and its practicaltheoretical development. From the moment we see it as an art, it is indispensable to seek to understand its matter, its form, its authorship and the very work that it produces - if it really produces a work because of its extremely ephemeral aspect. In this research, we will further understand RPG's vital dialogue with the literary practices and bases, as well as the fiction that, according to our studies, will be even more present and essential for RPG; language, more specifically oral performance, will be central to such a powerful creation. To understand this practice, the power of discourse, its different types and how they are expressed in RPG, we will be allied with the thinking of Barbara Cassin, who revisits John L. Austin's speech acts and deepens them. RPG presents a series of peculiarities and similarities with these studies of the performative that will be deepened in this dissertation. Only through the execution of the performatives, in a direct dialogue with fiction, aesthetic expression can be performed, always collectively by multiple groups of players and in different ways. These unique performance practices make us review the use of oral language and its potentialities. RPG makes us look and explore new perspectives for characteristics of society and especially of fiction, which is (re)worked constantly. Keywords: Role-Playing Game, Literature, Speech Acts, Performance, Game, Fiction. | - |
Formato: dc.format | 360 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de fantasia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atos de fala (Linguistica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramatização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Role-playing game ou uma arte metaficcional por excelência : a experiência através das vozes performáticas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: