As potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental no Vale do Ribeira, São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiepolo, Liliani Marilia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional-
Autor(es): dc.creatorPontes, Jair de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:08:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:08:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63731-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dra. Liliani Marilia Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional no Ensino de Biologia – PROFBIO. Defesa : Curitiba, 01/07/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologia-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho refere-se a um levantamento de informações científicas relevantes sobre as potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental na região do Vale do Ribeira, extremo Sul do Estado de São Paulo, uma vez que trata-se de uma região que possui elevada riqueza biológica, bem como se caracteriza por aspectos históricos e culturais de sua população de grande singularidade. Como objetivo principal nos propomos a disponibilizar aos professores das mais diversas áreas do conhecimento, uma compilação de informações históricas, sociais, culturais, ecológicas e econômicas, de modo a contribuir para o "pensar" ambiental regional, bem como para motivar aulas de campo, estudos do meio, estudos dirigidos e visitas técnicas para ampliar o sentido de pertencimento dos estudantes e professores das escolas públicas e privadas da região do Vale, além de contribuir com a melhoraria da valoração e percepção ambiental regional. Consideramos que a educação está no campo de investigação da complexidade e é, portanto, interdisciplinar e transversal. Os resultados obtidos confirmam a proposição inicial do estudo sobre a diversidade cultural, histórica, riqueza ecológica, biológica e ambiental de uma região incomparável a outra no planeta, o que define o Vale do Ribeira como um celeiro mundial para estudos acadêmicos das mais diversas formas e níveis, confirmando a necessidade iminente de se preservar este bem. Palavras-chave: Aulas Práticas, Educação ambiental, Vale do Ribeira.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study refers to a survey of relevant scientific information on the potential for the development of practical environmental education classes in the Ribeira Valley region, in the extreme south of the State of São Paulo. Since it is a region that possess high biological wealth and is characterized by historical and cultural aspects of its population of great singularity. As a main objective, we propose to make available to teachers, from the most diverse areas of knowledge, a compilation of historical, social, cultural, ecological and economic information, in order to contribute to regional environmental "thinking", as well as to motivate field trips, studies of the environment, guided studies and technical visits to increase the sense of belonging of the students and teachers the public and private schools in the Vale region, besides contributing with the improvement of the valuation and regional environmental perception. We consider that education is in the field of complexity research and is therefore interdisciplinary and transversal. The results confirm the initial proposition of the study on the cultural, historical, ecological, biological and environmental diversity of one region that is incomparable to another on the planet, which defines the Ribeira Valley as a world granary for academic studies of the most diverse forms, confirming the imminent need to preserve this good. Key words: Practical classes, Environmental education, Ribeira Valley.-
Formato: dc.format114 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleAs potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental no Vale do Ribeira, São Paulo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.