Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Diego Francisco, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63672-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Adriana Fernandes Sbicca-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No que diz respeito ao processo de decisão do consumidor, a economia tradicional define o agente econômico como racional, ou seja, sempre maximiza sua utilidade. Já economia comportamental surgiu para apresentar um contraponto em relação a isso, ela apresenta o agente econômico com racionalidade limitada, ou seja, nem sempre o consumidor é capaz de maximizar. O objeto de estudo deste trabalho foi apresentar a ótica da economia comportamental, mais especificamente o consumo que é uma de suas vertentes. E posteriormente foi feita uma comparação, através de um experimento, entre dois princípios: o efeito visibilidade, da comportamental, e o efeito preço, da microeconomia tradicional. O efeito visibilidade sustenta que a maneira com a qual um produto é exposto influencia diretamente na sua venda. Ou seja, quanto melhor exposto, mais visível, maior será a venda. E o efeito preço, da economia tradicional, afirma que quanto maior o preço de um produto menor será sua venda. Então, o experimento foi elaborado com a finalidade de manipular produtos, em uma loja de doces, para tentar comparar os dois efeitos e mensurar o reflexo nas vendas.-
Formato: dc.format33 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectPreços - Comportamento do consumidor-
Título: dc.titleImplicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.