Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriana Sbicca, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Hipolito, Karyne da Silva, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:10:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:10:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63592 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63592 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Adriana Sbicca Fernandes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de conhecer quais são os principais fatores influentes no processo de aprendizado de uma criança, incluindo a ação da criação de hábitos referentes aos conhecimentos das finanças pessoais. Com isso, considerou-se o processo de decisão de um indivíduo, analisando seu comportamento de acordo com a teoria da economia comportamental. A relevância da pesquisa se deve ao fato de ter sido baseada em informações reais da população brasileira e, para isso, além da revisão teórica com base em autores nomeados da economia comportamental, fez-se uma análise da realidade dos conhecimentos e hábitos financeiros encontrados em uma criança. A partir da revisão teórica, aplicou-se um questionário no mês de junho direcionado a crianças e adolescentes, alvo principal descrito no trabalho. Extraiu-se uma amostra de 50 representantes em idade escolar, participantes dos anos finais do ensino fundamental da cidade de Curitiba, PR. Os resultados da pesquisa em geral confirmaram os autores mencionados na revisão teórica, e demonstraram através da amostra, que crianças e adolescente possuem maior conhecimento em assuntos que os pais lhes permitem participar, e isso desenvolve neles maior interesse a respeito de determinados assuntos, em especial, assuntos financeiros. | - |
Formato: dc.format | 48 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais - Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais - Crianças | - |
Título: dc.title | Educação financeira e economia comportamental : a importância da alfabetização financeira para crianças e adolescentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: