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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Moro, Maria Lucia Faria, 1944- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Placha, Kelly Cristine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/6358 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/6358 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Maria Lucia Faria Moro | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que examina o processo de aprendizagem de crianças, das estruturas multiplicativas, conforme as proposições de Vergnaud sobre campos conceituais. Descreve a natureza das alterações das soluções notacionais, verbais e interpretativas das crianças, expressas durante a solução dos problemas de produto de medidas, conforme os níveis de raciocínio combinatório envolvidos em cada um deles, e as formas de intervenção expressas pela pesquisadora, no papel de professora, durante o desenvolvimento das soluções das crianças. A pesquisa foi realizada com cinco crianças, com idade entre 9 anos e 9 anos e 9 meses, sorteadas, aleatoriamente, entre as crianças de terceira série, do turno da manhã e da tarde, de uma escola municipal de Curitiba, localizada no bairro Tatuquara, as quais concordaram em participar do estudo e foram previamente autorizadas por seus pais. A escola foi escolhida por conveniência, por ser o local onde a pesquisadora atua como professora e pedagoga. A coleta de dados foi realizada em duas sessões de soluções de problemas, com cada criança individualmente, com intervalo de uma semana, para a qual foi elaborado um roteiro prévio. Foram apresentados, por escrito, pela pesquisadora, oito problemas de estrutura multiplicativa do tipo produto de medidas, um conjunto de quatro problemas diferentes em cada uma das sessões. Para que pudessem marcar suas soluções notacionais para cada um dos problemas propostos, as crianças tiveram como recurso: folhas de papel sulfite A4, uma caneta esferográfica preta e seis canetinhas hidrográficas coloridas. Após solucionar os problemas, por escrito, as crianças eram solicitadas a explicar as soluções que utilizaram. A intervenção da pesquisadora, no papel de professora, seguiu o estilo de intervenção clínico-crítico, inspirado em Piaget. Para o registro dos dados, as sessões foram filmadas em vídeo, na íntegra, e os dados (ações, verbalizações e soluções notacionais), transcritos, na íntegra, em protocolos, um para cada criança. Todo o conteúdo desses protocolos foi objeto de análise qualitativa. Essa análise permitiu descrever: a) a natureza das alterações das soluções notacionais, verbais e interpretativas das crianças expressas durante a solução dos problemas de produto de medidas para identificar o processo de aprendizagem ali ocorrente; b) a natureza das intervenções da pesquisadora, no papel de professora, para identificar as formas dessas intervenções. Os níveis de raciocínio combinatório identificados na análise das soluções de todas as crianças aos problemas propostos foram identificados com base nos resultados do estudo de Moro e Soares. Foram eles: de resposta contextualizada sem indício de combinação; das primeiras aproximações à solução combinatória; da obtenção de algumas combinações e da presença de solução combinatória. As formas identificadas de intervenção da experimentadora, no papel de professora, foram as seguintes: orientadora, reorientadora, questionadora e instigadora. Logo, dessa análise pode-se obter elementos fortes a favor da relevância das intervenções do professor como as descritas, para a ocorrência do progresso de cada criança pelos níveis de solução em direção a soluções de caráter combinatório. Porém esses progressos são vistos como pontuais, não significando que uma construção plena do raciocínio combinatório, tenha ali se efetivado. | - |
Formato: dc.format | viii, 291 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmetica - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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