
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bagattolli, Carolina, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Correa, Geovanna Brugin Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63494 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63494 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Carolina Bagattolli | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem por objetivo verificar e identificar, a partir do pensamento dos autores cepalinos, qual a relação entre desenvolvimento tecnológico e socioeconômico nos países da América Latina. Para tanto, a análise foi focada em textos clássicos da CEPAL, republicados na coletânea intitulada Cinquenta anos de pensamento na CEPAL, seguida da leitura de análises complementares. Constatou-se que há um alinhamento entre desenvolvimento tecnológico endógeno com a diminuição das disparidades de renda e desigualdade nos países periféricos no pensamento dos autores expoentes. Contudo, a maior parte dos autores constatam que ainda existem traços de dependência na América Latina devido, principalmente, à maneira como ocorreu o processo de industrialização nesses países. Isso reforça o caráter de dependência econômica e também a dependência tecnológica, limitando o potencial do desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento local. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nações Unidas. Comissão Economica para a America Latina e o Caribe | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
| Título: dc.title | Tecnologia e desenvolvimento no pensamento da CEPAL | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: