Comparação de competências motoras entre sexos em indivíduos pré púberes

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Autor(es): dc.contributorPiola, Thiago Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Autor(es): dc.creatorKureke, Flavia Aparecida Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:58:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:58:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63441-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Thiago Silva Piola-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O desenvolvimento motor é caracterizado pela evolução das capacidades motoras ao longo do tempo, este processo sofre a influência de fatores biológicos relacionados a crescimento e maturação, e fatores ambientais associados às experiências motoras vivenciadas pelos indivíduos. Frente a isso, é fundamental que o profissional de Educação Física que atua com crianças conhecer aspectos biológicos relacionados ao desenvolvimento motor, a fim de ofertar a estes indivíduos, estímulos adequados que contribuam positivamente para o desenvolvimento destes. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é comparar habilidades motoras de indivíduos pré-púberes e verificar em que período do desenvolvimento as diferenças motoras entre sexos são observadas através de revisão literária. O resultado deste trabalho revelou que os indivíduos pré-púberes apresentam déficit na avaliação das capacidades motoras gerais. Ao comparar habilidades motoras entre sexos, percebeu-se que crianças mais novas apresentam resultados similares, havendo disparidades significativas nas habilidades motoras a partir dos 8 anos, progredindo de forma ascendente nos anos seguintes. A literatura atribui este resultado a fatores socioculturais relacionados a questões de gênero, em que os meninos recebem mais estímulos motores no contexto familiar e escolar, onde também são percebidas algumas fragilidades quanto às aulas de Educação Física.-
Formato: dc.format16 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCapacidade motora nas crianças-
Título: dc.titleComparação de competências motoras entre sexos em indivíduos pré púberes-
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