
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Piola, Thiago Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Kureke, Flavia Aparecida Garcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63441 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63441 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Thiago Silva Piola | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O desenvolvimento motor é caracterizado pela evolução das capacidades motoras ao longo do tempo, este processo sofre a influência de fatores biológicos relacionados a crescimento e maturação, e fatores ambientais associados às experiências motoras vivenciadas pelos indivíduos. Frente a isso, é fundamental que o profissional de Educação Física que atua com crianças conhecer aspectos biológicos relacionados ao desenvolvimento motor, a fim de ofertar a estes indivíduos, estímulos adequados que contribuam positivamente para o desenvolvimento destes. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é comparar habilidades motoras de indivíduos pré-púberes e verificar em que período do desenvolvimento as diferenças motoras entre sexos são observadas através de revisão literária. O resultado deste trabalho revelou que os indivíduos pré-púberes apresentam déficit na avaliação das capacidades motoras gerais. Ao comparar habilidades motoras entre sexos, percebeu-se que crianças mais novas apresentam resultados similares, havendo disparidades significativas nas habilidades motoras a partir dos 8 anos, progredindo de forma ascendente nos anos seguintes. A literatura atribui este resultado a fatores socioculturais relacionados a questões de gênero, em que os meninos recebem mais estímulos motores no contexto familiar e escolar, onde também são percebidas algumas fragilidades quanto às aulas de Educação Física. | - |
| Formato: dc.format | 16 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora nas crianças | - |
| Título: dc.title | Comparação de competências motoras entre sexos em indivíduos pré púberes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: