Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Josafá Moreira da, 1978 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Bittencourt, Ana Cristina, 1975- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:02:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:02:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63419 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63419 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 76-85 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar se existe relação entre a autocontinuidade e os comportamentos de agressão e vitimização entre adolescentes brasileiros, no contexto escolar. Participaram desta pesquisa 352 alunos, do sétimo ano do ensino fundamental até o segundo ano do ensino médio, de cinco escolas públicas da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. Foi conduzida análise sobre a associação entre a agressão e vitimização entre pares e indicadores de autocontinuidade e identificou-se a ocorrência de uma correlação positiva significativa entre as dimensões de agressão direta, relacional e vitimização com a dimensão de descontinuidade. Os resultados apontaram que os estudantes envolvidos nos comportamentos de agressão e vitimização apresentaram altos índices de descontinuidade. São propostos novos estudos para esclarecer algumas questões que surgiram na presente pesquisa, a partir da análise teórica realizada baseada na perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Palavras-chave: Bullying. Autocontinuidade. Adolescente. Agressão. Vitimização. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this study was to examine the association between self-continuity and peer victimization in a sample of Brazilian adolescents, regarding the school context. Participants were 352 students, from the seventh grade of elementary school to the second year of high school, enrolled in five public schools in Curitiba, capital of Paraná. The analysis of the association between aggression, victimization and the dimensions of self-continuity revealed a positive and significant association between the dimensions of direct aggression, relational and victimization concerning the dimension of discontinuity. The results stated that the students involved in aggression and victimization behaviors showed higher discontinuity. New studies are suggested to clarify some of the questions still unanswered and that emerged in this study, regarding the theoretical analysis carried out based on the perspective of the Bioecological Theory of Human Development. Keywords: Bullying. Self-continuity. Adolescent. Aggression. Victimization. | - |
Formato: dc.format | 85 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Conduta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Bullying e a autocontinuidade de adolescentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: