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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cardim, Leandro Neves, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Débora Cristina Martins de, 1990- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:04:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:04:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63410 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63410 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardim | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Ensino de Filosofia - PROF-FILO. Defesa : Curitiba, 13/06/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho teve em vista utilizar a abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty principalmente exposta na obra Fenomenologia da Percepção a fim de desvelar instrumentos teórico/filosóficos e metodológicos para o ensino de Filosofia. A constituição do projeto deuse a partir de pesquisa, análise, coleta de materiais, seleção e escolha de textos e de instrumentos didáticos, aplicação das aulas e avaliação dos resultados. As ações foram aplicadas com o objetivo de analisar a possibilidade de se ensinar o método fenomenológico nas aulas de Filosofia no ensino médio, bem como de levantar algumas reflexões e ponderações sobre metodologia e a concepção de ensino de Filosofia. Para pensar a respeito da metodologia, outras obras também se fizeram importantes: Metodologia Filosófica de Dominique Folscheid e Jean-Jacques Wunenburg e Filosofia ensinar e aprender de Sônia Campaner. Todavia, o pensamento de Merleau-Ponty caracterizou o eixo central de todo o projeto, mediante a concepção do filósofo do que consiste a prática da Filosofia bem como do seu papel. A escolha do referencial teórico para a aplicação das aulas se deve à abordagem da experiência nos termos de Merleau-Ponty, visto que nela a Filosofia se apresenta como tributária. Na concepção do autor o pensamento filosófico se desvela pelo impensado e de forma indireta, ou seja, não apenas a partir da história da Filosofia, mas das produções artísticas, científicas e culturais do ser humano. A partir deste trabalho indireto do pensamento filosófico Merleau-Ponty delineia que a Filosofia é um alargamento da experiência que possibilita ampliar nossa visão de mundo e da experiência, tema central dos planejamentos e aplicações práticas. Palavras-chave: Filosofia. Fenomenologia. Experiência. Ensino. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aimed to use the phenomenological approach of Merleau-Ponty mainly exposed in the work Phenomenology of Perception in order to unveil theoretical / philosophical and methodological tools for the teaching of Philosophy. The constitution of the project was based on research, analysis, collection of materials, selection and choice of texts and didactic tools, application of lessons and evaluation of results. The actions were applied with the objective of analyzing the possibility of teaching the phenomenological method in Philosophy classes in high school, as well as to raise some reflections and considerations about methodology and the conception of Philosophy teaching. To think about methodology, other works have also become important: Philosophical Methodology of Dominique Folscheid and Jean-Jacques Wunenburg and Philosophy teach and learn from Sonia Campaner. However, Merleau-Ponty's thought characterized the central axis of the whole project, through the philosopher's conception of what constitutes the practice of Philosophy as well as its role. The choice of the theoretical reference for the application of the classes is due to the approach of the experience in terms of Merleau-Ponty, since in her the Philosophy presents itself like tributary. In the author's conception philosophical thought is revealed by the unthinking and indirect way, that is, not only from the history of Philosophy, but from the artistic, scientific and cultural productions of the human being. From this indirect work of philosophical thought Merleau- Ponty delineates that Philosophy is an extension of experience that allows us to broaden our view of the world and experience, the central theme of the plans and practical applications. Keywords: Philosophy. Phenomenology. Experience. Teaching. | - |
Formato: dc.format | 110 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 - Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Título: dc.title | Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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