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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Marcos Roberto de Souza, 1982- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:00:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:00:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63405 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63405 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Quintal | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/03/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 237-248 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O constante crescimento da violência no Brasil e a ineficiência das forças policiais em lidar com este fenômeno levou a uma busca por novas alternativas de policiamento, que fossem mais eficazes no controle da criminalidade e que reduzissem a violência e letalidade das polícias. Entre as preocupações têm surgido, nos últimos anos, propostas de não somente buscar por um novo tipo de policiamento, como voltar-se para o processo de formação dos policiais que exercerão seus trabalhos juntos aos diferentes setores da comunidade e nas Unidades Paraná Seguro (UPS). Apoiada nos princípios de uma educação participativa e da psicologia social comunitária foi desenvolvida uma pesquisa junto aos cadetes da polícia militar do Paraná com a finalidade de identificar e analisar as expectativas que eles têm quanto à sua futura atuação, após a sua formação, para atuarem junto à comunidade e nas UPSs. Buscou-se também verificar como a formação desses policiais poderia influenciar o desenvolvimento de práticas profissionais que os aproximassem mais das comunidades. A coleta dos dados se deu por meio de um questionário online, respondido voluntariamente por 116 cadetes dos 1º, 2º e 3º anos do curso de formação de oficiais policiais militares da Academia Policial Militar do Guatupê, no Paraná. Os resultados mostraram que 96,55% dos cadetes consideram importante o policiamento comunitário e que a atuação deva ser próxima à comunidade; que desejam atuar em atividades repressivas, de combate ao crime, e não em atividades de policiamento comunitário. Quanto às funções, 80,17% preferem atuar no radiopatrulhamento e rondas especiais, e 6,9% gostaria de trabalhar com policiamento comunitário. A falta de atividades práticas, durante a formação do cadete, ligadas ao que seria o policiamento comunitário; o isolamento sentido por eles no internato, nesse período; as atividades com ênfase na repetição e na pouca reflexão crítica; podem ser considerados como alguns aspectos que interferem na possibilidade de compreensão e aproximação dos cadetes de alguns fundamentos da teoria da polícia comunitária, contudo há certo distanciamento em perceberem as aplicações em sua prática profissional imediata, além de terem sido apontados alguns estigmas que são atribuídos àqueles que trabalhariam em UPS ou em policiamento comunitário. Sugere-se que possam também ser desenvolvidas atividades, já no processo de formação, que aproximem os cadetes dos setores comunitários. Palavras-chave: Práticas profissionais. Formação policial. Atuação em comunidades. Educação e psicologia social comunitária. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The constant growth of violence in Brazil and the inefficiency of police forces in dealing with this phenomenon led to a search for new policing alternatives that were more effective in controlling crime and reducing police violence and lethality. Concerns have arisen in recent years, proposals to not only seek a new type of policing, but also to return to the process of training police officers who will carry out their work together with the different sectors of the community and at the Paraná Seguro Units (UPS ). Based on the principles of participatory education and community social psychology, a research was developed with the cadets of the Paraná Military Police in order to identify and analyze the expectations they have about their future performance, after their formation, to act together in the community and in the UPSs. It was also sought to verify how the training of these police officers could influence the development of professional practices that brought them closer to the communities. The data collection was done through an online questionnaire, voluntarily answered by 116 cadets from the 1st, 2nd and 3rd years of the training course of military police officers of the Military Police Academy of Guatupê, Paraná. The results showed that 96.55% of the cadets consider community policing important and that the action should be close to the community; who wish to engage in repressive, anti-crime, rather than community policing activities. As for the functions, 80.17% prefer to work in the patrol and special forces, and 6.9% would like to work with community policing. The lack of practical activities, during the training of the cadet, linked to what would be community policing; the isolation felt by them in the boarding school, in that period; activities with an emphasis on repetition and poor critical thinking; can be considered as some aspects that interfere in the possibility of understanding and approximation of the cadets of some foundations of the community police theory, however there is a certain distance in perceiving the applications in their immediate professional practice, besides being pointed out some stigmas that are attributed to those who would work in the UPS or in community policing. It is suggested that activities can also be developed, already in the process of formation, that bring the cadets closer to the community sectors. Keywords: Professional practices. Police training. Acting in communities. Community social psychology. Education. | - |
Descrição: dc.description | Resumen: El constante crecimiento de la violencia en Brasil y la ineficiencia de las fuerzas policías en manejar este fenómeno llevó a una búsqueda por noticias alternativas de vigilancia policial, que fuesen más eficaces en el control de la criminalidad y que redujesen la violencia y letalidad de las policías. Entre las preocupaciones han surgido, en los últimos años, propuestas de no solamente buscar por un nuevo tipo de vigilancia policial, como direccionarse al proceso de formación de los policías que ejercerán sus trabajos junto a los diferentes sectores de la comunidad y en las Unidades Paraná Seguro (UPS). Apoyada en los principios de una educación participativa y de la psicología social comunitaria fue desarrollada una investigación junto a los cadetes de la policía militar de Paraná con la finalidad de identificar y analizar las expectativas que ellos tienen con respecto a su futura actuación, después de su formación, para que actúen junto a la comunidad y en las UPSs. se buscó también verificar como la formación de esas policías podría influenciar el desarrollo de prácticas profesionales que los acercasen más a las comunidades. La colecta de los datos se dio por medio de un cuestionario online, respondido voluntariamente por 116 cadetes de los 1º, 2º y 3º años del curso de formación de oficiales policías militares de la Academia Policial Militar de Guatupê, en Paraná. Los resultados mostraron que 96,55% de los cadetes consideran importante la vigilancia policial comunitaria y que la actuación deba ser cercana a la comunidad; que desean actuar en actividades represivas, de combate al crimen, y no en actividades de vigilancia policial comunitaria. Con respecto a las funciones, 80,17% prefieren actuar en el Grupo de apoyo con radio y rondas especiales, y a 6,9% le gustaría trabajar con vigilancia policial comunitaria. La falta de actividades prácticas, durante la formación del cadete, relacionadas a lo que sería la vigilancia policial comunitaria; el aislamiento sentido por ellos en el internado, en ese período; las actividades con énfasis en la repetición y en la poca reflexión crítica; pueden ser considerados como algunos aspectos que interfieren en la posibilidad de comprensión y aproximación de los cadetes de algunos fundamentos de la teoría de la policía comunitaria, sin embargo hay cierto distanciamiento en ver las aplicaciones en su práctica profesional inmediata, además han sido apuntados algunos estigmas que son atribuidos a aquellos que trabajarían en UPS o en vigilancia policial comunitaria. Se sugiere que puedan también ser desarrolladas actividades, ya en el proceso de formación, que acerquen a los cadetes de los sectores comunitarios. Palabras clave: Prácticas profesionales. Formación policial. Actuación en comunidades. Educación y psicología social comunitaria. | - |
Formato: dc.format | 262 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná. Polícia Militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Concepções de cadetes da Polícia Militar do Paraná sobre futuras práticas profissionais : um estudo psicossocial a respeito das expectativas quanto à atuação em comunidade e nas unidades Paraná Seguro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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