A prática criativa e a autonomia musical infantis : sentidos musicais e sociais do envolvimento de crianças de cinco anos de idade em atividades de musicalização

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Autor(es): dc.contributorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975--
Autor(es): dc.contributorIlari, Beatriz Senoi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorMadalozzo, Tiago, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:04:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:04:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63394-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63394-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Beatriz Senoi Ilari (University of Southern California)-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 01/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 145-152-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema desta pesquisa é o envolvimento musical das crianças de cinco anos na musicalização infantil, definida como um processo de sensibilização sonora, por meio de práticas ativas mediadas pelos adultos-professores, em que as crianças passam a atribuir sentido aos conceitos musicais, envolvendo-se de maneira significativa. A partir do exame do caso específico de uma turma de musicalização em uma escola de música especializada em Curitiba, considerada por suas professoras como um "grupo muito envolvido", questiona-se: como explicar este envolvimento em seu sentido musical? É possível apreender e refletir sobre os sentidos sociais do processo de aprendizagem envolvente que caracteriza a musicalização infantil? Deste modo, o principal objetivo da investigação é compreender e problematizar os sentidos musicais e sociais responsáveis pela construção (e pela manutenção) do envolvimento musical das crianças em aulas de musicalização. Por uma questão de coerência, o enquadramento teórico do trabalho é fundamentado nos dados obtidos no campo empírico. O texto inicia com o registro da construção do olhar metodológico, definido a partir dos pressupostos do estudo de caso etnográfico educacional (ANDRÉ, 2012; WALSH, 2003; EZPELETA, ROCKWELL, 1989; MARCHI, 2018; CLIFFORD, 2011), e com a apresentação do campo empírico e dos participantes e procedimentos de coleta de dados. A seguir apresenta-se os diálogos construídos com a análise dos dados obtidos, considerando que este processo de observação, registro, seleção, transcrição e organização é influenciado pelo olhar investigativo. A partir das análises determinase o envolvimento como tendo dois sentidos: o musical e o social. Esta ideia conduz a montagem da argumentação teórica do capítulo seguinte, em forma de diálogo entre conceitos de atividade e criatividade na Educação Musical (GAINZA, 1988; DELALANDE, 1984; BRITO, 2003) e de Zona de Desenvolvimento Iminente na Psicologia (VIGOTSKI, 1998; PRESTES, 2010), chegando à gestão da aula de música e à ampliação do conceito de envolvimento, cuja compreensão mais complexa permite a definição de dois conceitos: a criAtividade e a autonomia musical das crianças. Estes dois conceitos são definidos, portanto, a partir das reflexões propostas pelos diálogos com o campo empírico e com a bibliografia. Conclui-se que a compreensão do envolvimento musical das crianças é fruto de um olhar transversal, em que a música ganha papel de destaque, enquanto crianças e professores jogam(-se) nela (por ela). Ainda, enfatiza-se que por meio deste envolvimento ocorre um significativo processo de aprendizagem musical. Por fim, apresenta-se conclusões e implicações sobre o tema, partindo de uma definição completa de envolvimento que engloba a autonomia e a criatividade em seus sentidos musical e social, revisando-se os pressupostos da pesquisa, atualizando-se os limites do estudo e estabelecendo-se perspectivas para a pesquisa e para a área da educação musical a partir dos conceitos definidos. Palavras-chave: Educação musical infantil. Musicalização. Criatividade musical. Autonomia musical. Envolvimento.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The purpose of this research is to discuss the idea of music engagement by 5- year-old children who participate in an early childhood music education program at a music school in Curitiba, Brazil. This kind of teaching approach is defined as a process of sound sensibilization, through active music practices mediated by adult teachers, in which children gradually understand the meaning of musical concepts, engaging with music in a significant way. By examining the specific case of a class of "very engaged" children, as defined by their teachers, we pose these questions: how can we explain the music meaning of this engagement? Is it possible to understand and reflect on the social meaning of the engaging learning process that defines this course? The main goal is to understand and discuss the musical and social meanings that are responsible for constructing (and maintaining) the children's music engagement in these classes. The theoretical framework is defined by the analysis of data found on the qualitative study. Therefore, the text begins with the methodology approach based on educational ethnographic case study fundamentals (ANDRÉ, 2012; WALSH, 2003; EZPELETA, ROCKWELL, 1989; MARCHI, 2018; CLIFFORD, 2011), and with the case study description (participants and data collection procedures). The next chapter is dedicated to present the dialogue built by the data analysis, considering that even the data observation, record, selection, transcription and organization are influenced by the researcher. The analysis points out two definitions of the music engagement: the musical and the social meanings. These ideas conduct the theoretical examination, in a new dialogue between the definitions of activity and creativity on Music Education (GAINZA, 1988; DELALANDE, 1984; BRITO, 2003) and Zone of Proximal Development on Psychology (VIGOTSKI, 1998; PRESTES, 2010), leading to discussion on classroom management and on music engagement, now defined in a more complex way by two new concepts: creActivity and children's music autonomy. These ideas are defined by the discussion between data examination and literature studies. The main conclusion is that, to understand the music engagement, it is necessary to develop a transversal way of examining the relations between music, children and teachers, in a playful manner, that defines a significant process of music learning. By the end, we present a complete definition of music engagement that includes autonomy and creativity on their musical and social meanings. Conclusions and implications of the research, as well as limitations and perspectives of the study, are determined through the examination of the concepts presented and discussed. Keywords: Early childhood music education. Music education. Musical creativity. Musical autonomy. Engagement.-
Formato: dc.format152 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducaçao musical-
Palavras-chave: dc.subjectMusicalização infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Criatividade-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA prática criativa e a autonomia musical infantis : sentidos musicais e sociais do envolvimento de crianças de cinco anos de idade em atividades de musicalização-
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