O matching principle em empresas organizadas em oligopólio concentrado : uma vinculação mais rígida?

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Autor(es): dc.contributorClemente, Ademir, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Núbbia Mendonça, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:07:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:07:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63379-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dr. Ademir Clemente-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 30/05/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.65-72-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com o crescimento das relações comerciais e internacionais no cenário mundial, há necessidade de investir no acesso à informação, deixando uma linguagem comum entre os países e estabelecendo padrões contábeis mínimos e uniformes. Embora a necessidade de normatização da informação com princípios e padrões seja compreendida como caminho para uma contabilidade moderna, as oportunidades de crescimento desejadas pelos proprietáriosgestores não deixaram de existir com os padrões impostos pela legislação, embora permita que os administradores utilizem do gerenciamento para conduzir da melhor forma os seus negócios dentro dos padrões, o que demanda de interpretação correta da associação entre o uso do julgamento e a prática de gerenciamento. Neste sentido, o Matching Principle faz parte do processo de apuração do exercício, o qual informa um quadro preciso das operações da organização por meio da demonstração de resultado. É comum, que os investidores busquem visualizar uma apuração de resultados normalizada e suave entre receitas e despesas, em vez de serem desconectadas e irregulares. A vinculação regular faz com que os investidores percebam mais claramente a verdadeira economia apresentada pelo negócio. No entanto, é essencial observar a demonstração de fluxo de caixa em conjunto com a demonstração de resultados, permitindo uma percepção bem ampla das condições apresentadas pela empresa. Portanto, o objetivo deste estudo consiste em averiguar se o Matching Principle apresenta especificidades nas empresas organizadas em oligopólio concentrado em comparação com as demais empresas industriais listadas na B3. A pesquisa é considerada descritiva com abordagem quantitativa; a coleta de dados foi realizada por meio da pesquisa documental, sendo dados secundários (receitas operacionais e despesas operacionais) procedendo de análise estatística com a regressão linear simples em 132 empresas industriais listadas na B3 no período de 2010 a 2017. Por venderem no mercado verdadeiras commodities, as empresas industriais organizadas em oligopólio concentrado, apresentariam menor variabilidade de preços e, em decorrência, maior vinculação entre receitas e despesas quando comparadas a empresas industriais do oligopólio diferenciado, cujas marcas e modelos poderiam proporcionar maior discricionariedade aos formadores de preços. Dessa forma, com base nas evidências encontradas, pode-se concluir que no oligopólio concentrado, a vinculação entre receitas e despesas industriais é mais estreita, proporcionando menor margem de erro à previsão de uma dessas variáveis a partir da outra. Palavras-Chave: Estrutura de Mercado. Princípio de Vinculação. Gerenciamento de Resultados. Oligopólio Concentrado.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: With the growth of trade and international relations in the worldscenario, the is need to in vest in access to information, leaving a common language between countries and establishing minimum and uniform accounting standards. Although the need for standardization of information with principles and standars is understood as a path to modern accounting, the growth opportunities desired by the ownersmanagers havenot ceased to exist with the standards imposed by the legislation, while allowing administrators to use management to better drivetheir business within the standards, what demands the correct inyterpretation of the association between the use of judgment and the practice of management. In this sense, the Matching Principle is part of the process of calculating the exercise, which informs na accurate picture of the organization's operations through profitability analysis. It is common for investors to seek to visualize a standardised and smooth results calculation between revenues and expenses, instead of being disconnected and irregular. Regular linking makes investors more clearly perceive the real economy presented the business. However, it is essential to observe the cash flow demonstration inconjunction with the statement of results, allowing a very broad perception of the conditions presented by the company. Therefore, the aim of this study is to ascertain whether the Matching Principle presents specificities in companies organized in concentrated oligopolistic compared with the other industrial companies listed in B3. The research is considered descriptive with a quantitative approach; Data collection was performed by means of documentary research, being secondary data (operating revenues and operating expenses) proceeding from statistical analysis with simple linear regression in 132 industrial companies listed in B3 in the period 2010 To 2017. By selling real commodities in the market, industrial companies organized in concentrated oligopolistic, would present lower price variability and, as a result, greater linkage between revenues and expenses when compared to companies of differentiated oligopolistic, whose brands and models could provide greater discretion to price trainers. Thus, based on the evidence found, it can be concluded that in the concentrated oligopoly, the linkage between revenues and industrial expenses is narrower, providing less margin of error to predict one of these variables from the other. Keyword: Market Structure. Matching Principle. Results Management. Concentrated Oligopoly.-
Formato: dc.format83 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOligopolios-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Administração financeira-
Título: dc.titleO matching principle em empresas organizadas em oligopólio concentrado : uma vinculação mais rígida?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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