Complexidade e experimentação em música

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Autor(es): dc.contributorMamedes, Clayton Rosa, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorFloriani, Gabriel Stocchero, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63377-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63377-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicaçaõ e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 27/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.100-104-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo reflexivo sobre o processo criativo para guitarra elétrica que implementa um conjunto de estratégias composicionais inspiradas no pensamento complexo de Edgar Morin. Este processo criativo parte de uma abordagem poética baseada em procedimentos experimentais de busca por novos timbres e gestos musicais, para tal empregando técnicas estendidas e preparação do instrumento. Assim como o pensamento complexo, os compositores de música experimental não estão em busca de fórmulas e receitas prontas para serem aplicadas e obter um resultado definido e fechado. Os compositores experimentais estão na busca por novas direções que levem a resultados desconhecidos. O presente trabalho contará com três partes principais. Primeiramente vamos apresentar o pensamento complexo de Morin, investigação que se desenvolveu principalmente no campo educacional; apresentaremos as ideias gerais de complexidade e delimitaremos o recorte de aspectos pertinentes ao desenvolvimento de nossos estudos; ainda nesta seção, apresentaremos um recorte sobre a produção atual de estudos musicológicos e de criação musical que se fundamentam no conceito de complexidade. Em um segundo momento, faremos uma imersão na música experimental e procuraremos entender quais são seus objetivos estéticos e filosóficos e quais são os artistas que representam este estilo que tem como principal compositor John Cage; apresentaremos um recorte de exemplos do repertório que dialogam, de alguma forma, com os objetivos estéticos propostos em nossa atividade artística. A terceira parte compreenderá a análise sobre o processo criativo da composição, onde apresentaremos os recursos de técnicas estendidas e os recursos usados para a notação da obra. Palavras-chave: complexidade, Edgar Morin, música experimental, técnicas estendidas, guitarra elétrica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work is a reflective study on the creative process for electric guitar as it employs an array of compositional strategies inspired by Edgar Morin's complex thought. This creative process stems from a poetic approach based on experimental techniques in pursuit of new timbres and musical gestures, and for such it makes use of extended techniques and instrument preparation. Akin to complex thinking, experimental music does not pursue readymade formulas and recipes for a definite result, but rather strives for new directions towards unknown results. The thesis consists of three main sections. First, I present Morin's complex thought, developed mostly within the educational field. I present the general ideas behind the concept of complexity and delimit the relevant dimensions for this research; still in this section, I present a brief overview of musicological and musical creation studies that draw on the concept of complexity as I attempt to mark out my own work. In a second moment, I delve into experimental music as I examine its aesthetic and philosophical objectives as well as the artists representing this genre, whose most prominent composer is John Cage. I present a selection of examples from the repertoire that somehow dialogue with the aesthetic objectives proposed in our artistic activity. The third part analyzes the creative process of the composition itself, where I present the extended technique resources employed in the work. Keywords: complexity, Edgar Morin, experimental music, extended techniques, electric guitar.-
Formato: dc.format104 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGuitarra elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectMorin, Edgar, 1921--
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleComplexidade e experimentação em música-
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