Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tauscheck, Neusa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Ribas, Diogo do Carmo Taborda, 1997- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:05:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:05:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63369 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63369 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Neusa Maria Tauscheck | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho discute os fundamentos da construção de uma Horta Orgânica na Escola como metodologia alternativa de ensino, o qual, basicamente, desenvolve o aprendizado da horta a partir de problemas do cotidiano dos próprios educandos. Mostrar aos educandos que o uso de agrotóxicos presentes nos alimentos que consumimos é prejudicial à saúde dos seres humanos e também ao meio ambiente. Incentivar os educandos sobre a importância de uma alimentação saudável e os benefícios à saúde. A Horta Orgânica se torna um vasto campo de aprendizagem da comunidade escolar, auxiliando de forma preventiva a saúde e a alimentação da comunidade escolar. No processo de construção da Horta pode se observar o interesse dos educandos com o tema e a efetiva participação dos mesmos na construção da horta. Estimulando na preservação ambiental e alimentação saudável por meio de construção coletiva, identificando por meio de diálogos ocorridos durante a construção da horta, os malefícios do uso de agrotóxicos para os seres vivos. Foi desenvolvido um questionário aplicado na Escola Rural Municipal Milton Teilo, zona/área rural do município de Cerro Azul, PR, na comunidade Salto do Guaraipo, próximo à Rodovia Gertrudes Mangger da Rosa Km - 70, no ano de 2018, com um total de participação de quinze pais dos educandos. Com o intuito de ir um pouco mais a fundo nesse tema, optei pela realização do questionário com os pais para saber o que eles tinham a dizer sobre a alimentação de seus filhos, dessa forma o questionário possibilitou uma visão mais ampla sobre a alimentação dos educandos. Este possibilitou na escolha de quais legumes e verduras plantariam com mais frequência. | - |
Formato: dc.format | 33 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hortaliças - Cultivo | - |
Título: dc.title | Horta orgânica escolar : uma proposta de alimentação saudável em uma escola no município de Cerro Azul - Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: