As plantas medicinais e suas conexões com o ensino das ciências da natureza

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Autor(es): dc.contributorLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorMagari, Deusilene Obladen, 1975--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:06:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:06:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63364-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Claudemira Vieira Gusmão Lopes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA utilização das plantas faz parte da vida humana, desde o início as plantas eram utilizadas como alimento e com o passar dos anos outros benefícios foram sendo extraídos das mesmas. O objetivo deste estudo foi fazer um levantamento do conhecimento do uso de plantas medicinais pelos moradores da Vila Bestel e relacionar com os conteúdos de Ciências da Natureza. Por meio da abordagem quantitativa e quantitativa a pesquisa foi dividida em três fases. Na Fase Exploratória, foi realizada a leitura bibliográfica dos textos pertinentes, sondagem da área, elaboração do instrumento de coletas de dados e foram escolhidos os sujeitos da pesquisa, dentre outros. No Trabalho de Campo, realizaram-se as entrevistas e a tabulação dos dados e na fase de Sistematização, foi elaborado o relatório final. Constatamos que os moradores da Vila Bestel possuem um amplo Etnoconhecimento a respeito das plantas medicinais e que esse conhecimento pode ser considerado no momento de pensar estratégias para o ensino de Ciências da Natureza. A categoria medicinal foi a mais citada com 24 espécies, seguida de categoria alimentar com 14 espécies. Levantou - se os conteúdos estruturantes de Ciências nas DCEs, relacionando-os ao Etnoconhecimento da comunidade evidenciando que a botânica no ensino fundamental além do conhecimento de origem Greco-romano pode contemplar a realidade local.-
Formato: dc.format33 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas medicinais - Uso terapêutico-
Título: dc.titleAs plantas medicinais e suas conexões com o ensino das ciências da natureza-
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